História Universal
SIGA-NOS NO FACEBOOK

CURTA NOSSA PAGINA
loading...

Estado Novo: Ditadura ou Governo Opressivo?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Estado Novo: Ditadura ou Governo Opressivo?

Mensagem por newton45 em 18th Agosto 2011, 23:42

Criei este tópico, não sei se será a secção mais correcta.
Mas deixo este tópico para deixar aberta uma discussão acerca do que será mesmo o Estado-Novo? Tanto teoricamente como na prática, será que teoricamente o governo de Salazar era mesmo uma ditadura? Ou será que era somente um governo opressivo teoricamente, mas que na prática as pessoas o "apelidaram" de Ditadura?

Deixo aberta a discussão Very Happy

newton45
Iniciante
Iniciante

Mensagens : 11

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Estado Novo: Ditadura ou Governo Opressivo?

Mensagem por Fundador em 19th Agosto 2011, 22:00

Só de 1926 a 1933 existiu a ditadura oficial. Com a nova Constituição de 1933, começou o Estado Novo, que era um regime autoritário e corporativista. A palavra «ditadura» é uma forma moderna de descrever o regime, mas trata-se apenas de um apelido como disseste. O termo «Estado Novo», utilizado por os políticos de então, servia apenas para marcar uma diferença em relação à I República, como se uma nova Era tivesse começado - o que veio realmente a acontecer.

Da Wikipédia:

"Estado Novo é o nome do regime político autoritário e corporativista de Estado que vigorou em Portugal durante 41 anos sem interrupção, desde 1933, com a aprovação de uma nova Constituição, até 1974, quando foi derrubado pela Revolução do 25 de Abril. Ao Estado Novo alguns historiadores também chamam "II República", embora tal designação jamais tenha sido assumida pelo próprio regime.

A designação oficiosa "Estado Novo", criada sobretudo por razões ideológicas e propagandísticas, quis assinalar a entrada numa nova era, aberta pela Revolução Nacional de 28 de Maio de 1926, marcada por uma concepção antiparlamentar e antiliberal do Estado. Neste sentido, o Estado Novo encerrou o período do liberalismo em Portugal, abrangendo nele não só a Primeira República, como também o Constitucionalismo monárquico."

Fundador
Administrador

Mensagens : 1615

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum