História Universal
SIGA-NOS NO FACEBOOK

CURTA NOSSA PAGINA
loading...

Império Novo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Império Novo

Mensagem por Fundador em 15th Abril 2011, 02:12

Para além da IV Dinastia - cujos faraós construíram as Pirâmides de Gize - as dinastias mais populares do Antigo Egito foram as do Império Novo: XVIII, XIX e XX.

Reinando nos últimos cinco séculos do segundo milénio a.C., os faraós do Império Novo foram os mais capazes e os melhores administradores e conquistadores. Tornaram o Egito o país mais rico do mundo, expandiram o território e foram os mais adorados por o povo.

Alguns dos faraós mais populares do Império Novo foram Tutmósis III, Amenhotep III, Akhenaton, Tutankhamon e Ramsés II. A famosa rainha Nefertiti também viveu nesse período.

Fundador
Administrador

Mensagens : 1615

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Império Novo

Mensagem por Saibot em 3rd Agosto 2011, 23:02

Superado o domínio dos hicsos, iniciou-se a reunificação do Egipto com Tebas e instaurou-se a XVIII dinastia, que inaugurava o período do Império Novo (1550-1069 a.C.). O poder central controlou a nobreza e iniciou uma expansão territorial. É um dos períodos mais gloriosos desta civilização em que se destacaram os faraós Tutmósis III e Ramsés III. Depois, o Egipto começou a perder territórios conquistados, enquanto no interior do país, os nobres e os sacerdotes acumulavam riquezas no meio de uma generalizada situação de pobreza que fez diminuir o prestígio e o poder do faraó.

Saibot
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 193

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Império Novo

Mensagem por Saibot em 3rd Agosto 2011, 23:15

Uma das características mais importantes do Império Novo foram as constantes campanhas militares para o exterior, para as quais foi necessário criar um exército permanente e profissional. Amenófis I e Tutmósis I estenderam as fronteiras até à terceira e quarta cataratas. Houve guerras contra os líbios, para o oeste, mas a expansão orientou-se sobretudo para a Ásia: Palestina, Síria e litoral fenício. Os portos fenícios aceitaram a proteção egípcia. Esta expansão e o controlo do Levante oriental provocou um aumento das receitas efetivas, o que favoreceu a recuperação económica. Tutmósis III alcançou a máxima extensão do império, ao alcançar o rio Eufrates. Meneptah derrotou os denominados "povos do mar", que tinham assolado o Próximo Oriente no século XIII a.C.

Saibot
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 193

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Império Novo

Mensagem por Fundador em 4th Agosto 2011, 15:27

Saibot escreveu:Tutmósis III alcançou a máxima extensão do império, ao alcançar o rio Eufrates
Ainda nos dias de hoje, Tutmósis III é considerado o "Napoleão Bonaparte" do Egipto. Grande líder militar, tão bom como Alexandre Magno, Aníbal ou Júlio César...

Fundador
Administrador

Mensagens : 1615

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Império Novo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum