História Universal
SIGA-NOS NO FACEBOOK

CURTA NOSSA PAGINA
História Universal
SIGA-NOS NO FACEBOOK

CURTA NOSSA PAGINA
loading...

Bartolomeu da Costa

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Bartolomeu da Costa Empty Bartolomeu da Costa

Mensagem por Fundador 27th setembro 2011, 18:38

Engenheiro militar (1731-1801).

Serviu no Brasil e em Angola, ascendendo ao posto de tenente-general, em 1796. Especialista na fundição de peças de bronze, remodelou e desenvolveu o Arsenal do Exército, destacando-se pelo talento com que compôs as ligas metálicas utilizadas nas bocas-de-fogo. Da mesma forma, foi exímio na montagem de máquinas e na construção de fornos, tendo revelado uma grande capacidade de improvisação perante a várias dificuldades que surgiam. Trabalhou também na produção de pólvora e administrou as minas de carvão de Buarcos e o pinhal de Leiria, fontes energéticas do Arsenal.

Encarregado pelo marquês de Pombal de organizar e dirigir a fundição do bronze para a estátua equestre de D. José I, foi também Bartolomeu da Costa quem criou a complexa máquina de madeira que transportou a estátua até ao Terreiro do Paço e a elevou até ao respetivo pedestal.

A ele se deve ainda o conhecimento da existência em Portugal de caulino próprio para a produção de porcelana, que descobriu ocasionalmente quando procurava argila para a construção de fornos.

Fundador
Administrador

Mensagens : 1615

Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos