História Universal
SIGA-NOS NO FACEBOOK

CURTA NOSSA PAGINA
loading...

Massacre de São Bartolomeu

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Massacre de São Bartolomeu

Mensagem por Fundador em 7th Maio 2011, 02:04

O mais negro, porém, do negro catálogo de crimes, a mais horrível entre as ações diabólicas de todos os hediondos séculos, foi o massacre de São Bartolomeu. O mundo ainda recorda com estremecimento de horror as cenas daquele assalto covardíssimo e cruel.

O rei da França, com quem sacerdotes e prelados romanos insistiram, sancionou a hedionda obra. Um sino badalando à noite dobres fúnebres, foi o sinal para o morticínio. Milhares de protestantes que dormiam tranqüilamente em suas casas, confiando na honra empenhada de seu rei, eram arrastados para fora sem aviso prévio e assassinados a sangue frio. Como Cristo fora o chefe invisível de Seu povo ao ser tirado do cativeiro egípcio, assim foi Satanás o chefe invisível de seus súditos na horrível obra de multiplicar os mártires. Durante sete dias perdurou o massacre em Paris, sendo os primeiros três com inconcebível fúria.

E não se limitou unicamente à cidade, mas por ordem especial do rei estendeu-se a todas as províncias e cidades onde se encontravam protestantes. Não se respeitava nem idade nem sexo. Não se poupava nem a inocente criancinha, nem o homem de cabelos brancos. Nobres e camponeses, velhos e jovens, mães e filhos, eram juntamente abatidos. Por toda a França a carnificina durou dois meses. Pereceram setenta mil da legítima flor da nação.

O Massacre de São Bartolomeu, de Henry White

"Quando as notícias do massacre chegaram a Roma, a exultação entre o clero não teve limites. O cardeal de Lorena recompensou o mensageiro com mil coroas; o canhão de Santo Ângelo reboou em alegre salva; os sinos tangeram em todos os campanários; fogueiras festivas tornaram a noite em dia; e Gregório XIII, acompanhado dos cardeais e outros dignitários eclesiásticos, foi, em longa procissão, à igreja de São Luís, onde o cardeal de Lorena cantou o Te Deum."

Fonte: Santa Inquisição

Fundador
Administrador

Mensagens : 1615

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Massacre de São Bartolomeu

Mensagem por Saibot em 2nd Julho 2011, 22:42

A crescente influência dos huguenotes deu lugar ao triunfo de uma conspiração católica, autorizada por Carlos IX e pela mãe, Catarina de Médicis. Os mais destacados huguenotes foram convidados para assistir ao casamento entre Margarida de Valois - filha de Catarina - e Henrique de Navarra, em Paris. Os católicos planearam aproveitar esta ocasião para os assassinar a todos. O movimento anti-protestante, desencadeou-se em Paris a 24 de Agosto de 1572, na noite de São Bartolomeu, durante a qual morreu o dirigente huguenote Coligny e muitos dos seus correligionários. Pensa-se que morreram cerca de 3.000 pessoas em Paris e 20.000 no resto de França.

Saibot
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 193

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum