História Universal
SIGA-NOS NO FACEBOOK

CURTA NOSSA PAGINA
História Universal
SIGA-NOS NO FACEBOOK

CURTA NOSSA PAGINA
loading...

Desenho mais antigo de rei egípcio encontrado em Assuão

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Desenho mais antigo de rei egípcio encontrado em Assuão Empty Desenho mais antigo de rei egípcio encontrado em Assuão

Mensagem por Fundador 7th julho 2011, 17:45

Desenho mais antigo de rei egípcio encontrado em Assuão 49883
Desenho data da «dinastia zero» (3200-3000 a.C.)
O desenho mais antigo que se conhece de um rei egípcio foi encontrado nas proximidades de Assuão (região de Al Hamdulab), a 800 quilómetro do Cairo, por uma equipa de arqueólogos norte-americanos e italianos. Com cinco mil anos, o desenho é talhado em rocha e pertence ao período da chamada dinastia zero (3200-3000 a.C.).

Segundo o ministro de antiguidades egípcio Zahi Hawas, foi nessa época que ocorreu o complexo processo de unificação política até à criação do estado e do nascimento da primeira dinastia. Além do rei com uma coroa branca, do Alto Egipto, encontra-se ainda representada uma série de hieróglifos, forma de escrita que terá aparecido também por aquela época, e as primeiras imagens de uma celebração real, curiosamente muito semelhantes às que se encontram em épocas faraónicas.

No desenho, diz ainda Hawas, o rei é escoltado por seguidores de Hórus, deus dos Céus e símbolo da fertilidade do vale do Nilo. Estão também representadas cenas de luta, celebrações me barcos, símbolos do poder político e animais.

Para a arqueóloga María Carmela Gato, directora da investigação, a importância da descoberta está na sua composição. A peça de arte rupestre da época pré-dinástica “representa uma procissão de barcos supervisionada pelo rei acompanhado por dois porta-estandartes, um cortesão e um cão”, esclarece.

O desenho mostra semelhanças com as cenas talhadas na Paleta de Narmer, uma placa cerimonial de relevos representando o acontecimento histórico da unificação do Alto e Baixo Egipto.

Ciência Hoje

Fundador
Administrador

Mensagens : 1615

Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos