História Universal
SIGA-NOS NO FACEBOOK

CURTA NOSSA PAGINA
História Universal
SIGA-NOS NO FACEBOOK

CURTA NOSSA PAGINA
loading...

José Fontana

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

José Fontana Empty José Fontana

Mensagem por Fundador 18th maio 2011, 00:35

José Fontana (1841-1876) foi o iniciador do movimento operário em Portugal.

Filho de Giovanni Battista Fontana e de Maria Clara Bertrand Bonardeli, recebeu o nome de Giuseppe Silo Domenico Fontana. Relojoeiro de profissão, radicou-se em Portugal ainda em jovem, tornando-se um defensor e propagandista das ideias da escola de Bakunine.

Amigo de Antero de Quental, juntamente com ele, entre outros, fundou a Aliança da Democracia Socialista e a Fraternidade Operária (1873). Apoiou ainda a fundação do Partido Socialista Português (1875) e foi um dos inspiradores da Sociedade Cooperativa Indústria Social, que representou em Portugal o primeiro exemplo de propriedade coletiva. Secretariou as Conferências do Casino (1871) e tornou-se membro da Maçonaria (1872), sendo considerado uma das suas mais ilustres figuras.

Assíduo colaborador dos jornais operários Pensamento Social, Federação, O Protesto Operário e O Protesto, promoveu a resistência operária e as primeiras manifestações do primeiro de Maio. Centrando as suas preocupações nos interesses coletivos, foi um defensor do direito à greve, através da qual era possível o aumento dos salários e a diminuição das horas de trabalho, embora recusasse que a ela se recorresse levianamente.

Desiludido com a política do seu tempo, suicidou-se, após ter contraído tuberculose.

Fundador
Administrador

Mensagens : 1615

Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos