História Universal
SIGA-NOS NO FACEBOOK

CURTA NOSSA PAGINA
História Universal
SIGA-NOS NO FACEBOOK

CURTA NOSSA PAGINA
loading...

João de Gaunt

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

João de Gaunt Empty João de Gaunt

Mensagem por Fundador 18th maio 2011, 00:18

Duque de Lencastre (1340-1399), era o quarto filho de Eduardo III de Inglaterra e de sua mulher D. Filipa. Casado com a sua prima Branca, filha do duque de Lencastre, com a morte deste (1361) e da sua filha mais velha, João de Gaunt herdou os bens e o título dos Lencastre.

Militar brilhante, destacou-se na Guerra dos Cem Anos, tendo sido lugar-tenente em várias possessões inglesas no atual território francês. Depois da morte de sua mulher (1369), casou com Constança, filha primogénita de D. Pedro I, o Cruel, tornando-se então pretendente ao trono de Castela. Para o efeito, propôs uma aliança a D. Fernando de Portugal, que ao ser assinada a 10 de Julho de 1372 (Tratado de Tagilde), daria origem a mais uma guerra entre Portugal e Castela.

Mais tarde, ainda com o sonho de ascender ao trono de Castela, passou a negociar com o rei D. João I, com quem, através do célebre Tratado de Windsor (1386), reforçou a antiga aliança entre portugueses e britânicos. Ainda nesse ano, apoiado por um contigente de milhares de homens, iniciou o ataque, alcançando Ourense e tomando toda a Galiza. Pouco depois, encontrava-se com o soberano português, firmando com ele um novo tratado de amizade, que incluía a hostilidade a Castela e o acordo de casamento de D. João I com Filipa, filha do duque de Lencastre.

Na Primavera do ano seguinte, já depois do enlace, as tropas luso-britânicas avançaram sobre o território inimigo, mas acabariam por regressar dois meses mais tarde, sem conquistas significativas. Pouco depois João de Castela pediu a paz, ajustando-se então o casamento de Henrique, filho dos reis castelhanos, com Catarina, filha do segundo casamento do duque de Lencastre. Desta forma, os seus descendentes reinaram em Portugal, Castela e Inglaterra, formando o tronco da dinastia de Lencastre.

Fundador
Administrador

Mensagens : 1615

Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos