História Universal
SIGA-NOS NO FACEBOOK

CURTA NOSSA PAGINA
loading...

João Franco

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

João Franco

Mensagem por Fundador em 6th Maio 2011, 22:07


João Franco
Estadista (1855-1929).

Oriundo de uma abastada família de proprietários agrícolas, formou-se em Direito na Universidade de Lisboa. Iniciando a carreira política no Partido Regenerador, foi deputado, eleito por Guimarães, passando a destacar-se na oposição aos governos progressistas.

Posteriormente, integrou vários executivos regeneradores, como ministro da Fazenda (1890), das Obras Públicas (1891-1892) e do Reino (1893-1897). Neste último ministério, foi responsável pela ditadura, em colaboração com Hintze Ribeiro, seu chefe político. Acabaria por entrar em choque com este, afastando-se dos regeneradores para, com grande propaganda, fundar o Partido Regenerador Liberal (1903).

Tomou então uma orientação política antagónica a que tivera durante a sua passagem pelo executivo, criticando o rotativismo dos governos progressistas e regeneradores, que considerava a causa da corrupção que grassava no país.

Em 1906, numa altura de grande agitação política, depois da demissão de Hintze Ribeiro foi encarregado de formar governo. Coligando-se com o Partido Progressista, assumiu a chefia do novo executivo, afirmando-se como liberal até 1907, data em que, após uma contestação estudantil, o Parlamento foi dissolvido. A partir daí, passou a governar em ditadura, apesar da oposição generalizada das diversas forças políticas.

Num clima de crescente instabilidade, passou a tomar medidas cada vez mais repressivas, levando o rei D. Carlos a assinar um decreto através do qual passava a ser permitida a supressão de todos os decretos dos opositores à política do governo. Pouco depois, a 1 de Fevereiro de 1908, o rei e o seu filho, D. Luís Filipe, eram assassinados no Terreiro do Paço.

Com a subida ao trono de D. Manuel II, João Franco foi afastado do poder, dando-se o fim da sua carreira política.

Fundador
Administrador

Mensagens : 1615

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum