História Universal
SIGA-NOS NO FACEBOOK

CURTA NOSSA PAGINA
loading...

Mouzinho da Silveira

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Mouzinho da Silveira

Mensagem por Fundador em 15th Maio 2011, 22:44

Jurisconsulto e político (1780-1849).

Diplomou-se na Universidade de Coimbra, após ter concluído o curso de Direito. Prosseguiu a carreira da Magistratura, tendo sido juiz de fora em Marvão e Setúbal e provedor da comarca de Portalegre. Administrador-geral das Alfândegas (1821), foi nomeado por D. João VI ministro da Fazenda.

Depois da Abrilada, este liberal foi mandado encarcerar por D. Miguel, embora tenha continuado a merecer a confiança do rei, que o fez fidalgo da casa real. Mas em 1828, já antevendo o que iria passar-se, pediu licença para se ausentar do país por motivos de saúde. Exilou-se, então, em Paris, onde se encontrou com D. Pedro IV, que o incluiu no seu Conselho. Em 1831, partiu para Londres com a missão de conseguir financiamento para a causa liberal. Regressou novamente a Paris, de onde partiu em 1832 com a comitiva liberal para a ilha Terceira e de lá seguiu para o Mindelo, onde desembarcaram as tropas.

Assumiu a pasta da Fazenda e foi interino da Justiça. Efetuou uma autêntica revolução legislativa a nível económico, político e social. Desentendeu-se com alguns dos seus pares liberais relativamente à negociação de empréstimos a efetuar. Abandonou o governo em 1833 e seguiu novamente para Paris, depois de uma curta passagem por Vigo. Regressou ao Reino depois de assinada a Convenção de Évora-Monte, tendo sido eleito deputado. Recusou a nomeação para par do Reino e partiu mais uma vez para Paris. Até ao fim da vida, foi vivendo entre Portugal e França.

Fundador
Administrador

Mensagens : 1615

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum