História Universal
SIGA-NOS NO FACEBOOK

CURTA NOSSA PAGINA
loading...

Francisco Silveira Teixeira

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Francisco Silveira Teixeira

Mensagem por Fundador em 7th Outubro 2011, 17:47

Militar (1763-1821) foi primeiro conde de Amarante. O título foi-lhe atribuído como prémio da heróica defesa da ponte de Amarante (onde só não derrotou o general francês Loison, apesar dos atos de bravura cometidos pelas tropas sob o seu comando, devido a traições de alguns portugueses) pelo príncipe-regente D. João (futuro D. João VI) por decreto de 13 de Maio e carta de 18 de Junho de 1811.

Assentou praça em 1780 voluntariamente, como cadete, no Regimento de Cavalaria de Almeida, sendo mais tarde destacado para o Regimento de Cavalaria de Bragança, mais tarde Cavalaria 6, no qual atingiu o posto de tenente e depois capitão. Por decreto de 1801 foi promovido a sargento-mor e designado comandante-chefe das Companhias Francas das Províncias de Trás-os-Montes, Minho e Partido do Porto. Em 1803 era já tenente-coronel e cinco anos depois a Junta Suprema do Governo do Porto elevou-o a coronel no seu antigo Regimento de Cavalaria 6. Nesse mesmo ano foi-lhe atribuído o governo militar de Trás-os-Montes, passando a brigadeiro.

Quando o marechal francês Soult invadiu Chaves, o brigadeiro, após um recuo estratégico para Vila Pouca de Aguiar, por falta de elementos para resistir, retomou Chaves, naquela que foi a primeira vitória portuguesa sobre as tropas francesas. Reconquistada a praça, deu-se, então, o famoso episódio da ponte de Amarante que lhe rendeu o título de conde, era Silveira já general, passando pelo citado ato heróico a marechal-de-campo pela ordem do dia de 21 de Maio de 1809, "em contemplação do zelo e patriotismo com que se havia conduzido". A 5 de Fevereiro de 1812 foi promovido a tenente-general e, terminada a Guerra Peninsular, voltou ao comando das Armas de Trás-os-Montes.

Foi fidalgo-cavaleiro da Casa Real, senhor das honras de Nogueira e São Cipriano, e do morgado do Espírito Santo, em Canelas; comendador de Santa Marinha de Rio Frio da Carregosa, grã-cruz das ordens de Cristo, da Torre-e-Espada e de São Fernando e Mérito, de Espanha.

Fundador
Administrador

Mensagens : 1615

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum