História Universal
SIGA-NOS NO FACEBOOK

CURTA NOSSA PAGINA
loading...

Contra-Reforma

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Contra-Reforma

Mensagem por Fundador em 29th Abril 2011, 00:07

A Contra-Reforma, ou Reforma Católica, foi um movimento religioso, intelectual e político promovido pela Igreja Católica como reacção ao movimento reformador protestante do século XVI.

O principal pilar da Reforma Católica foi a realização do Concílio de Trento (1545-1563), convocado por Paulo III para assegurar a disciplina eclesiástica. O catecismo romano foi alargado a toda a Igreja e regularam-se as obrigações do clero e o excesso de luxo na vida dos religiosos. O combate ao protestantismo compreendeu várias medidas adotadas pela Igreja, como as reformas internas e a criação de novas ordens (entre elas a Companhia de Jesus). O papa Paulo III tornou-se o primeiro Pontífice da Contra-Reforma.

O Tribunal da Inquisição foi reconstituído em 1542, para punir os que considerava hereges e reforçar a fé católica. Outro dos pilares da Contra-Reforma foi a instituição, em 1543, do Index Librorum Prohibitorum (Índice de Livros Proibidos) que os católicos não deviam de ler sob pena de serem excomungados.

Em Portugal, Gil Vicente, Camões, Sá de Miranda e Bernardino Ribeiro foram alguns dos nomes com textos vetados, mas os mais expressivos a nível europeu foram os de Calvino e Lutero.

Fundador
Administrador

Mensagens : 1615

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Contra-Reforma

Mensagem por pikayeah em 1st Março 2012, 23:30

É triste que alguns dos mecanismos da Contra Reforma ainda estivessem em vigor até ao INÍCIO DO SÈCULO XX em PORTUGAL!!!

Não é de estranhar que já na segunda década do século XXI ainda haja analfabetismo em Portugal, quando em países como a Holanda, já 100% da população era alfabetizada em meados do século XIX.
avatar
pikayeah
Iniciante
Iniciante

Mensagens : 14
Idade : 23
Localização : Pombal

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum