História Universal
SIGA-NOS NO FACEBOOK

CURTA NOSSA PAGINA
História Universal
SIGA-NOS NO FACEBOOK

CURTA NOSSA PAGINA
loading...

Questão do Filho

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Questão do Filho Empty Questão do Filho

Mensagem por Fundador 27th abril 2011, 01:38

Na segunda metade do século IX, em pleno clima de guerra fria entre Bizâncio e Roma, surgiu um novo motivo de disputa: o Filioque no Credo.

A questão estava em saber se o Espírito Santo procedia apenas do Pai ou do Pai e do Filho. Roma apoiava a segunda teoria e tinha acrescentado a palavra Filioque - e do Filho - ao Credo.

O facto terá sido razão suficiente para Fócio, patriarca de Constantinopla, ditar, no ano de 867, a deposição do pontífice romano e recusar a sua liturgia, defendendo que o Espírito Santo procede exclusivamente do Pai. Esta atitude entende-se melhor se tivermos em conta que entre as duas igrejas existiam diversos conflitos e que quatro anos antes o papa tinha recusado reconhecer a eleição de Fócio para o patriarcado.

Ainda em 867, Fócio enviou uma encíclica a outros patriarcas do Oriente, comentando, entre outras questões, as tensões entre Constantinopla e Roma. De forma convicta, o patriarca apelidou a adição do Filioque no Ocidente de blasfémia e apresentou o seu argumento teológico. A sua oposição ao Filioque teria posteriormente uma elaboração mais detalhada na sua Carta ao patriarca de Aquileia, por volta de 883 ou 884.

Para a maior parte dos cristãos, o Filioque continua a ser uma parte da formulação da sua fé, usada como base de catequese e reflexão teológica.

Fundador
Administrador

Mensagens : 1615

Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos