História Universal
SIGA-NOS NO FACEBOOK

CURTA NOSSA PAGINA
loading...

Masaccio

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Masaccio

Mensagem por Fundador em 8th Março 2012, 15:52

Tommaso di ser Giovanni Cassai, mais conhecido por Masaccio, nasceu em 1401 em San Giovanni Valdarno, localidade não muito distante de Florença.

Iniciou a sua breve carreira em 1422, tendo mostrado um talento prodigioso e precoce. Em 1425 começou a trabalhar com Masolino da Panicale (1383-1440) num grande ciclo de frescos na Igreja do Carmine em Florença, patrocinado pelo rico comerciante florentino Felice Brancacci. Os frescos narram a vida de São Pedro, o primeiro bispo de Roma, que se revela em episódios de grande intensidade e drama.

Masaccio exerceu a sua atividade em Florença antes de ser chamado a Roma, onde morreu em 1428 com a idade de 26 ou 27 anos. Dos seus trabalhos faz parte Nossa Senhora e o Menino com Santa Ana e os Anjos, executada de parceria com Masolino, e o Políptico de Pisa, mais tarde disperso, que inclui a Virgem Entronizada com o Menino e uma Crucificação.

Fundador
Administrador

Mensagens : 1615

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Masaccio

Mensagem por Saibot em 3rd Junho 2012, 17:10

A representação da realidade conquistada pelos mestres escultores florentinos no início do Renascimento rapidamente encontrou o seu equivalente na obra pictórica de outro florentino, o jovem Masaccio. No seu famoso ciclo da Capela Brancacci, Masaccio colocou figuras humanas sólidas e naturais num ambiente semelhante a um espaço real. Estas personagens na sua nobre aparência interagem entre si convincentemente. No seu último fresco, A Trindade, Masaccio aplicou sabiamente a técnica da perspectiva numa abóbada de canhão onde os quadros se tornam cada vez mais pequenos. Assim, o espaço aparece como um nicho escavado na parede da igreja de Santa Maria Novella. Masaccio morreu provavelmente com 27 anos, mas as suas inovações pictóricas tornaram-no o fundador da tradição renascentista na pintura.

Saibot
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 193

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Masaccio

Mensagem por Saibot em 3rd Junho 2012, 17:24

A vida de Masaccio foi tão curta que ele não teve tempo de se tornar no líder de uma "escola" de pintura. No entanto, o seu exemplo teve um enorme impacto na arte florentina do século XV. Muitos pintores posteriores - Fra Angelico, Andrea del Castagno, Antonio del Pollaiuolo, Verrocchio, Filippo Lippi, Ghirlandaio, Botticelli e Filippino Lippi - usaram as inovações propostas por Masaccio como ponto de partida para as experiências no campo da luz, cor, perspectiva e no arranjo harmonioso das formas no espaço. Provavelmente, o que estes artistas tiveram em comum foi, acima de tudo, a importância das linhas. O uso do desenho de contornos na pintura foi considerado fundamental pelo facto de dar às formas solidez e qualidade escultural, criando, deste modo, uma maior aproximação com a realidade.

Saibot
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 193

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Masaccio

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum