História Universal
SIGA-NOS NO FACEBOOK

CURTA NOSSA PAGINA
História Universal
SIGA-NOS NO FACEBOOK

CURTA NOSSA PAGINA
loading...

Pieter Bruegel

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Pieter Bruegel Empty Pieter Bruegel

Mensagem por Fundador 8th março 2012, 15:37

Pieter Bruegel nasceu, provavelmente, em Breda no Brabante, por volta de 1525. Algumas fontes fazem igualmente menção a outro local de nascimento - Limburgo.

A vida ativa de Bruegel está documentada em meados do século XVI com desenhos de paisagens que podem ser datados de 1552. Em Antuérpia manteve contato com o trabalho de artistas que pintavam à maneira da Renascença italiana, o que acabou por exercer uma certa influência sobre si; acima de tudo, a sua inspiração advém-lhe da tradição flamenga.

Podemos repartir a carreira de Bruegel em três caminhos paralelos: foi um desenhador, um gravador e um pintor. As suas duas primeiras obras-primas foram Os Provérbios Flamengos e A Luta entre o Carnaval e a Quaresma, datado de 1559. Jogos de Crianças foi pintado em 1560.

Em 1564 nasceu o seu filho Pieter, o Jovem, que se tornou também pintor ao estilo do seu próprio pai. Em 1568 nasceu um outro filho, Jan, que alcançou fama como pintor de naturezas-mortas e ficou conhecido como "Bruegel de Veludo". Pieter Bruegel, o Velho, morreu em Bruxelas em 1569.

Fundador
Administrador

Mensagens : 1615

Ir para o topo Ir para baixo

Pieter Bruegel Empty Re: Pieter Bruegel

Mensagem por Saibot 3rd junho 2012, 18:02

Entre 1560 e 1569, Pieter Bruegel, o Velho, executou uma série de obras-primas mostrando cenas da vida camponesa. Ao escolher esta temática estabeleceu um novo género de pintura, que passou a ter uma grande importância na história da arte. Será talvez significante que durante esta década os Países Baixos rebelaram-se contra o Governo espanhol e o duque de Alba, comandante do exército deste último, que iniciou um reinado de terror. Bruegel retratou toda a miséria e horror dos acontecimentos, mas pintou igualmente cenas festivas da vida quotidiana. O que o tornou um pintor da Renascença foi a sua capacidade para representar essa temática no contexto de um mundo natural, ou seja, o uso de paisagens reais onde se percebe a mudança das estações, a passagem da vida e as atividades de quem as habita. O assunto eleito de Bruegel são os rostos, a indumentária e os gestos da gente camponesa.

Saibot
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 193

Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos