História Universal
SIGA-NOS NO FACEBOOK

CURTA NOSSA PAGINA
loading...

Bernardim Ribeiro

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Bernardim Ribeiro

Mensagem por Fundador em 27th Setembro 2011, 19:20

Pouco se conhece com exatidão da vida de Bernardim Ribeiro, sabendo-se que frequentou a corte e que terá conhecido a fama ainda em vida, uma vez que colaborou no Cancioneiro Geral (1516) de Garcia de Resende. Permaneceu algum tempo em Itália e foi escrivão da Câmara de D. João III, cargo para que terá sido nomeado em 1524.

Como poeta, é considerado o iniciador do buculismo em Portugal e um dos grandes líricos portugueses. Uma das suas mais famosas composições é a novela, incompleta, Menina e Moça, de índole sentimental, onde a natureza surge como causadora do estado de alma - atitude romântica três séculos antes do romantismo. A obra, publicada em três versões, foi editada pela primeira vez em 1554, em Itália, pelo português Abraão Usque. Posteriormente, seria editada em Évora, em 1557, por André de Burgos, e na Alemanha, dois anos mais tarde, pelo impressor Arnold Birckman.

Foi também autor de 12 poemas menores incluídos no Cancioneiro Geral, cinco éclogas, uma sextina e duas cantigas, bem como de outras composições incluídas na edição de 1554, de Abraão Usque. O seu romance Ao Longo de uma Ribeira, terá sido a única composição portuguesa a figurar no Cancioneiro Castelhano de 1550.

Fundador
Administrador

Mensagens : 1615

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum