História Universal
SIGA-NOS NO FACEBOOK

CURTA NOSSA PAGINA
loading...

O livro Ecce Homo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

O livro Ecce Homo

Mensagem por Fundador em 29th Maio 2011, 22:07

"Quem for capaz de respirar na atmosfera dos meus escritos, terá aprendido o que é ar puro, ar salubre. É forçoso estar preparado para as alturas, de outro modo surge o perigo de enregelar. Pois o gelo nos cerca nas cumeadas, lá onde a solidão é indizível. Mas como repousam tranquilas todas as coisas na luz! Como se respira livremente! Quantas coisas aparecem abaixo de nós! A filosofia, como eu até agora a compreendi e a vivi, é o viver voluntariamente no meio do gelo e sobre as altas montanhas, procurar tudo quanto é estranho e problemático na existência, tudo quanto foi até agora condenado pela moral."

in Ecce Homo, Introdução, 3

Há uns dias atrás comprei o único livro de Nietzsche que me faltava: Ecce Homo. Agora já tenho a coleção completa, e posso garantir ao leitor que a obra de Nietzsche é um convite para "viver" nas altas montanhas.

Acho excelente o facto de Nietzsche colocar um STOP em termos como «pecado», «mundo ideal», «moral», «culpa», «além mundo», entre outros, que distorcem a vida e travam a sua expansão. Dieta, local para viver, saúde… é a verdadeira filosofia nietzschiana.

Este alpinista da filosofia acaba à martelada com a metafísica (essa doença humana) para nos trazer de volta à ÚNICA realidade que existe: este mundo, esta vida… esta preciosa existência! Pois o homem é apenas uma corda estendida entre o animal e o além do homem: uma corda sobre o abismo. O verdadeiro homem ama o perigo, o caos e a incerteza; o verdadeiro homem é uma transição, um ocaso, uma ponte que se esgota de tanta vida.

Recomendo vivamente que o leitor leia esta autobiografia. É um passaporte dionisíaco para as altas montanhas!

Fundador
Administrador

Mensagens : 1615

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O livro Ecce Homo

Mensagem por Fundador em 31st Maio 2011, 10:08

"Conheço o meu destino. Dia virá em que apareça ligado ao meu nome memória de alguma coisa de formidável - de uma crise tal como jamais houve outra sobre a terra, do mais profundo choque de consciências, de um juízo proferido contra tudo quanto até hoje foi motivo de fé, de tudo quanto se exigiu, se santificou. Não sou homem, sou dinamite. Contudo, nada há em mim de um fundador de religião. Religiões são coisa do populacho, e eu tenho sempre de lavar as mãos depois de estar em contato com religiosos... Nada quero com «crentes», suponho ser demasiado astuto para tal, nem sequer creio em mim próprio. Nunca falo às massas... Sinto um medo espantoso de que um dia me canonizem. E é fácil compreender porque dou a público este livro: ele deve evitar que se sirvam de mim como motivo de escândalo... Não, não quero que me tomem por santo, preferiria que me tomassem por arlequim... E talvez eu seja um arlequim... Apesar disso - não, não apesar disso, pois até hoje nada houve mais mentiroso do que um santo - apesar disso, a verdade fala pela minha boca. Mas a minha verdade é aterradora, porque até hoje chamou-se verdade à mentira."

Ecce Homo, Porque sou uma Fatalidade, 1

Fundador
Administrador

Mensagens : 1615

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O livro Ecce Homo

Mensagem por Fundador em 3rd Julho 2011, 21:25

Em breve vou colocar aqui no fórum o livro Ecce Homo na íntegra. Smile

Um vídeo com alguns trechos do livro:


Fundador
Administrador

Mensagens : 1615

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O livro Ecce Homo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum