História Universal
SIGA-NOS NO FACEBOOK

CURTA NOSSA PAGINA
loading...

Afonso XIII de Espanha

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Afonso XIII de Espanha

Mensagem por Fundador em 17th Maio 2011, 22:48

Rei de Espanha (1886-1941), entre 1886 e 1931.

Visitou Lisboa em 1903, juntamente com Eduardo VII de Inglaterra. Seguro da crescente importância de Espanha e do enfraquecimento de Portugal junto dos ingleses, fruto da revolução republicana, tinha como tema preferido a anexação de Portugal no território espanhol. Apesar dos ingleses terem tido um papel ambíguo, chegaram a apoiar os intentos espanhóis, muito embora o tenham avisado de que essa não seria uma tarefa nada fácil.

Na sua Espanha, viria a enfrentar o regime republicano. Monarca entre 1886 e 1931, teve de aceitar a ditadura do general Primo de Rivera e a proclamação da Segunda República. Abandonou o país a 14 de Abril de 1931, depois das eleições municipais.

Fundador
Administrador

Mensagens : 1615

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Afonso XIII de Espanha

Mensagem por Saibot em 15th Agosto 2011, 15:19

Rei de Espanha, filho póstumo de Afonso XII. Proclamado rei no dia em que nasceu, sob a regência da sua mãe, Maria Cristina de Habsburgo; foi declarado maior de idade quando completou 16 anos. Em 1906, casou com Vitória Eugénia de Battenberg, neta da rainha Vitória da Grã-Bretanha. Entre os acontecimentos mais importantes do seu reinado, figuram a perda das colónias (Cuba e Filipinas, em 1898), a campanha de África (1909), a ditadura de Primo de Rivera, a pacificação de Marrocos e o advento da República (1931). Embora o rei tenha abandonado o país, não abdicou formalmente. Duas semanas antes de morrer, legou os seus direitos ao seu terceiro filho, João, que sempre se intitulou conde de Barcelona.

Saibot
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 193

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum