História Universal
SIGA-NOS NO FACEBOOK

CURTA NOSSA PAGINA
História Universal
SIGA-NOS NO FACEBOOK

CURTA NOSSA PAGINA
loading...

Manuel Beckman

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Manuel Beckman Empty Manuel Beckman

Mensagem por Fundador 17th maio 2011, 21:47

Líder da revolta no Maranhão (?-1685).

Manifestou-se contra o monopólio comercial da Companhia de Comércio do Maranhão e os jesuítas. A 24 de Fevereiro de 1684, partiu do convento dos franciscanos e conduziu um grupo de colonos, iniciando assim o movimento chamado de Revolta de Beckman. Prenderam o capitão-mor, ocuparam os armazéns da companhia e fizeram prisioneiros os padres jesuítas, acusados de serem solidários com os monopolistas.

Sob a direção de Manuel Beckman, também conhecido como Bequimão, foi composto um governo provisório, e o seu irmão, Tomás Beckman, que também tomou parte na revolta, deslocou-se a Portugal para extinguir a companhia e conseguir a expulsão definitiva dos jesuítas, mas foi preso.

A metrópole enviou ao Maranhão o governador, Gomes Freire de Andrade, e tropas portuguesas para resolver o conflito. Manuel Beckman conseguiu fugir e refugiou-se nos sertões do Alto Mearim. Traído pelo seu afilhado, foi enforcado a 2 de Novembro de 1865, tendo sido as suas últimas palavras: "Pelo povo do Maranhão, morro contente!".

Fundador
Administrador

Mensagens : 1615

Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos