História Universal
SIGA-NOS NO FACEBOOK

CURTA NOSSA PAGINA
História Universal
SIGA-NOS NO FACEBOOK

CURTA NOSSA PAGINA
loading...

Tomé de Sousa

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Tomé de Sousa Empty Tomé de Sousa

Mensagem por Fundador 15th maio 2011, 22:50

Tomé de Sousa Tome-de-sousa
Governador-geral do Brasil (1502-1579), de 1549 a 1553.

Nascido no seio de uma família da fidalguia minhota (sendo primo de Martim Afonso), aos 26 anos combatia em Arzila, onde, passados quatro anos, assumiu o cargo de fronteiro. Em 1535 combateu na Índia e os seus méritos guerreiros valeram-lhe o título de fidalgo da casa real, atribuído em 1537, e, mais tarde, o de cavaleiro.

Homem de coragem e, ao mesmo tempo, prudente, parecendo estar talhado para combater nas praças do Norte de África, o rumo da vida de Tomé de Sousa mudou quando o rei D. João III o escolheu para primeiro governador-geral do Brasil, por um período de três anos.

A 29 de Março de 1549 chegou à Baía, acompanhado de mais de 900 pessoas. Contando com a ajuda dos colonos, dos índios e, na ligação entre ambos, de Diogo Álvares Correia, o Caramuru, promoveu a criação de uma cidade, que quis tornar o centro e a capital do domínio português. Assim, a 1 de Novembro de 1549 fundou uma povoação, a que deu o nome de Cidade de Salvador (da Baía), a qual viria a ser a capital do Brasil até 1763.

De seguida, instituiu a administração geral, pondo em prática uma governação que viria a deixar marcas: criou as primeiras fazendas de gado, combateu o contrabando do pau-brasil, reforçou o policiamento das costas contra a pirataria (francesa e britânica), assegurou a elevação do Brasil à categoria de bispado e visitou vários pontos da colónia, instalando a Justiça do Rei. Foi, de facto, um administrador por excelência, lançando as bases da sociedade brasileira, quer no domínio religioso e cultural quer no económico e social.

De regresso a Portugal, em 1553, serviu na corte como vedor da Fazenda.

Fundador
Administrador

Mensagens : 1615

Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos