História Universal
SIGA-NOS NO FACEBOOK

CURTA NOSSA PAGINA
loading...

Vespasiano

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Vespasiano

Mensagem por Fundador em 28th Abril 2011, 23:14


Busto de Vespasiano
Vespasiano foi imperador romano de 69 a 79. Após derrotar Vitélio durante o Ano dos Quatro Imperadores, em Dezembro de 69 ascendeu ao trono imperial e fundou a segunda dinastia de imperadores: a Dinastia Flávia.

Vespasiano tinha sido exilado de Roma durante o reinado de Nero, porque tinha adormecido durante uma das suas intermináveis sessões de leitura de poesia. No entanto, como era um grande general, Nero revogou a ordem e chamou-o a Roma em 66. As ordens do imperador eram para que Vespasiano terminasse com a rebelião que tinha começado na Judeia, algo que conseguiu fazer com sucesso já depois da morte de Nero. Tito, filho mais velho de Vespasiano, deu o golpe final aos judeus no ano 70.

Já como imperador, Vespasiano aproveitou os tesouros do Templo de Jerusalém - que tinham sido tomados à força pelas legiões romanas - para lançar a construção do Anfiteatro Flávio (Coliseu de Roma).


Anfiteatro Flávio (Coliseu de Roma)
O Coliseu, que seria inaugurado por Tito em 80, foi o seu maior legado, mas Vespasiano também acabou com o clima de terror e instabilidade criado por Nero e pela guerra civil, organizou as contas públicas, terminou de restaurar os distritos de Roma que tinham sido destruídos durante o incêndio de 64, manteve boas relações com o Senado e suprimiu todas as rebeliões que ainda perduravam. A sua excelente governação do Império fez lembrar a de Augusto.

A Dinastia Flávia seria ainda composta por os seus dois filhos, Tito e Domiciano, mas terminaria em 96. Seria substituída por a Dinastia dos Antoninos.

Fundador
Administrador

Mensagens : 1615

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum