História Universal
SIGA-NOS NO FACEBOOK

CURTA NOSSA PAGINA
História Universal
SIGA-NOS NO FACEBOOK

CURTA NOSSA PAGINA
loading...

Papa Bento XII

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Papa Bento XII Empty Papa Bento XII

Mensagem por Fundador 23rd abril 2011, 22:43

Papa de 1334 a 1342.

De nome Jacques Fournier, Bento XII nasceu em Saverdum, França, vindo a tornar-se monge cisterciense. Na cadeira de Pedro de 20 de Dezembro de 1334 até à sua morte, a 25 de Abril de 1342, foi um papa austero e virtuoso.

Ocupou-se na reforma da Igreja, nomeadamente das ordens beneditinas, franciscanas e dominicanas, combateu o nepotismo e dedicou-se a obras de caridade. Apesar de viver em França, interveio nos assuntos romanos, conseguiu uma trégua entre os Colonna e os Orsini, mas negou-se a voltar a Roma, influenciado pelo rei de França e pelos cardeais. Iniciou a construção do palácio papal em Avinhão, em 1339. No ano seguinte, a 30 de Abril, dirigiu a D. Afonso IV a bula Gaudemus et exultamus, aceitando que, por dois anos, a dízima dos rendimentos eclesiásticos da coroa portuguesa fosse utilizada na luta contra os mouros.

Fundador
Administrador

Mensagens : 1615

Ir para o topo Ir para baixo

Papa Bento XII Empty Re: Papa Bento XII

Mensagem por Fundador 17th maio 2011, 21:53

Papa Bento XII, de nome Jacques Fournier (?-1342), pontificou de 1334 até à data da sua morte.

Desempenhou o seu cargo de uma forma austera, mas ao mesmo tempo virtuosa. Ocupou-se da reforma da Igreja, combateu o nepotismo e dedicou-se a obras de caridade. Reconciliou-se com os romanos, conseguiu uma trégua entre os Colonna e os Orsini, mas negou-se a voltar a Roma, influenciado pelo rei de França e pelos cardeais. Iniciou a construção do palácio papal em Avinhão, em 1339.

No ano seguinte, a 30 de Abril, dirigiu a Afonso IV a bula Gaudemus et exultamus, aceitando que, por dois anos, a dízima dos rendimentos eclesiásticos da coroa fossem utilizados na luta contra os mouros.

Fundador
Administrador

Mensagens : 1615

Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos