História Universal
SIGA-NOS NO FACEBOOK

CURTA NOSSA PAGINA
História Universal
SIGA-NOS NO FACEBOOK

CURTA NOSSA PAGINA
loading...

Lenine

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Lenine Empty Lenine

Mensagem por Sérgio Sodré 4th maio 2019, 12:46

Vladimir Ilyich Ulyanov (nome de guerra Lenine) 1870-1924.
Chefe de governo da República Russa de 1917 a 1918, da República Socialista Federativa Soviética da Rússia de 1918 a 1922 e da União Soviética de 1922 a 1924.
Criador da ideologia conhecida como marxismo-leninismo, foi talvez a figura política mais influente do sec. XX pelo impacto vastíssimo das suas doutrinas e métodos de conquista, conservação e aumento do poder político.

Lenine 250x

Tenho e li e recomendo. O autor, general Dmitri Volkogonov (1928-1995), foi diretor do Instituto de História Militar do Ministério da Defesa da URSS, mais tarde foi assistente de Boris Ieltsin e presidiu à comissão nomeada para analisar os arquivos soviéticos, nomeadamente uma série de arquivos do KGB. Durante três anos, consultou material confidencial que usou nesta nova biografia de Lenine.

A 21 de Janeiro de 1924 morria Vladimir Ilyich Ulyanov, que o mundo conhecia pelo seu nome «revolucionário» - Lenine. Durante muitos anos, fez-se a distinção entre a sua doutrina política, o leninismo, e a brutalidade do regime soviético, em especial o estalinismo, denunciado por Kruschev no XX Congresso do PCUS e considerado a corrupção do dogma político original de Lenine. Com esta biografia, no entanto, Volkogonov demonstra a falência desta tese; de facto, a génese do estalinismo está já contida no governo de Lenine e no seu cinismo político: a criação da Cheka, dos Gulag, a repressão brutal da Igreja ortodoxa, dos meios de comunicação social, e do campesinato, em especial dos kulaks; e, em especial, a instituição de um aparelho político-partidário que viria a funcionar como um poder autónomo dentro do próprio Estado, alheio aos interesses da população.


Última edição por Sérgio Sodré em 4th maio 2019, 13:01, editado 1 vez(es)
Sérgio Sodré
Sérgio Sodré
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 81

Ir para o topo Ir para baixo

Lenine Empty Lenine - um nobre hereditário

Mensagem por Sérgio Sodré 4th maio 2019, 12:51

Ao reler recentemente a obra magna de Lenine “O Estado e a Revolução” não pude reprimir um sorriso ao ver que Lenine escreveu com a sua própria mão “Seremos nós mesmos, os operários, que organizaremos a grande produção….”.

É sempre o mesmo, até Lenine queria subir e passar pelo que nunca foi, identificando-se como um membro da nova classe dominante e colocando-se no topo da hierarquia social e moral do “Estado dos Operários” como também escreve.

Lenine nunca foi um proletário, nunca trabalhou a saldo de terceiros, sempre viveu dos rendimentos de proprietário rural, da generosa reforma recebida pelos seu pai (transferida depois para a mãe), sempre foi um intelectual e revolucionário profissional que só nos últimos anos de vida trabalhou intensamente para o Estado (mesmo assim intercalado com longos períodos de repouso).

Mas, qual a genealogia da principal figura política do século XX?

Vladimir Ilyich Ulyanov (Lenine) nasceu a 23 de Abril de 1870 em Simbirk (rebaptizada Ulyanovsk).
O pai de Lenine, Ilya Nikolavich, foi professor de física e matemática, inspector e director das escolas da província, obtendo várias condecorações, inclusive a 1ª classe da Ordem de Stanislav, chegando a Conselheiro de Estado, passando a integrar a nobreza hereditária.
Ilya era filho de Nikolai Vasilievich, um plebeu urbano com a profissão de alfaiate, um russo de Astracã, que casou com Anna Alexeevna Smirnova, uma calmuca (mongol) baptizada. O bisavó paterno, Vasili Nikitich Ulyanov, foi servo rural.
A mãe de Lenine, Maria Alexandrovna, era filha do médico de origem judaica e proprietário rural convertido ao cristianismo ortodoxo Alexander Dmitrievich Blank (que substituiu os seus antigos nomes hebraicos de Srul Zhitomir Moishevich). Era neta paterna de Moishe Itskovich Blank, um mercador judeu de Starokonstantinov que casou com uma sueca chamada Anna Karlovna Ostedt.
Alexander Dmitrievich Blank, avô materno de Lenine, casou em São Petersburgo com Anna Grigorievna Groschopf, filha de alemães ricos, o que lhe permitiu viajar pela Europa.
Alexander Dmitrievich Blank viria a ser médico de distrito, médico de polícia e médico no hospital e inspector médico no hospital da fábrica estatal de armamento em Zlatoust. Em 1847 tornou-se Conselheiro de Estado no funcionalismo público e inscreveu-se como membro da nobreza de Kazan comprando a propriedade Kokushkino onde teve servos até 1861.

Lenine, em Abril de 1891, assinou uma ordem para inscrição de sua mãe no registo de nobreza da província de Simbirsk. Em 1900, já exilado, fez um pedido ao departamento da polícia em favor de sua mulher, Nadejda Krupskaya, o qual assinou como “Vladimir Ulyanov, nobre hereditário”.

Lenine, na sua juventude, era orgulhoso de ser filho de um nobre, como escreve Orlando Figes, e aos 16 anos ainda mantinha a fé cristã ortodoxa.

(vide a monumental biografia de Lenine do general Dmitri Volkogonov)
Sérgio Sodré
Sérgio Sodré
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 81

Ir para o topo Ir para baixo

Lenine Empty Re: Lenine

Mensagem por Orban89 19th julho 2021, 15:14

Orban89
Orban89
Historiador Profissional
Historiador Profissional

Mensagens : 1288

Ir para o topo Ir para baixo

Lenine Empty Re: Lenine

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos