Iluminismo
Página 1 de 1 • Compartilhe
Iluminismo

As duas premissas do Iluminismo: a busca pelo saber e a liberdade de pensamento
A divisão de poderes
Em França, na segunda metade do século XVIII, o filósofo francês Montesquieu (1689-1755) aprofundou as ideias do inglês John Locke e estabeleceu a teoria política da divisão de poderes. Segundo esta doutrina, os três poderes do Estado - legislativo, executivo e judicial - deviam depender de pessoas ou instituições diferentes, para se controlarem e compensarem entre si, de modo a evitar abusos. O executivo, reservado ao Rei e aos seus ministros, tinha como objetivo assegurar o cumprimento das leis; o legislativo, a cargo do Parlamento formado pelos representantes da nação, encarregava-se de elaborar as leis; e, finalmente, o judicial, nas mãos dos juízes, tinha como missão castigar os infratores das leis.
A soberania popular
O Iluminista Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) propôs a igualdade entre todos os homens. O Estado tinha que se fundamentar num contrato social, ou seja, num grande acordo em que participassem a liberdade e a igualdade para todos os habitantes de um país, denominados cidadãos. A este contrato dava-se o nome de soberania popular, segundo o qual todos os cidadãos tinham o poder de fazer as leis, expressando a sua vontade através do sufrágio, ou votação. Rousseau foi considerado o pai da democracia parlamentar moderna.
Fundador- Administrador
- Mensagens : 1615
Re: Iluminismo
Um vídeo sobre o Iluminismo, com imagens e personagens.
Fundador- Administrador
- Mensagens : 1615
Re: Iluminismo
O século XVIII é conhecido como o Século das Luzes ou do Iluminismo: a razão é a luz que guia o ser humano na busca do saber. Os valores tradicionais - políticos, sociais, morais e religiosos - são questionados e substituídos por outros novos e por ideais na altura considerados revolucionários: a Fraternidade, a Igualdade e a Liberdade.
Saibot- Membro Regular
- Mensagens : 193
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|