História Universal
SIGA-NOS NO FACEBOOK

CURTA NOSSA PAGINA
História Universal
SIGA-NOS NO FACEBOOK

CURTA NOSSA PAGINA
loading...

Tratado de Latrão

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Tratado de Latrão  Empty Tratado de Latrão

Mensagem por Fundador 26th março 2011, 00:55

Volvido mais de meio século de contencioso entre a Itália e a Santa Sé, em 1929 Mussolini assinou o Tratado de Latrão, pelo qual a Itália reconheceu a soberania e a independência do Estado do Vaticano. O novo Estado, por seu lado, reconheceu a Roma o direito de ser território italiano. No tratado ficou assente a neutralidade e a inviolabilidade do novo Estado, assim como era garantida a aceitação do Catolicismo por parte do Estado italiano.

Na época, o rei italiano, Victor Emanuel III, estava disposto a conceder ao Vaticano 15 a 20 km2, mas Mussolini mostrou-se intransigente e Pio XI (1922-1939) teve de renunciar aos seus desejos, vendo o seu domínio reduzido a um pequeno território de 0,44 km2.

Uma das razões que levaram o pontífice a aceitar a situação teve a ver com o estado das finanças da Santa Sé, praticamente na bancarrota. Como contrapartida à Concordata, Mussolini ofereceu a entrega imediata de várias centenas de milhões de libras e valiosos títulos para compensar a perda dos antigos Estados Pontificais.

Fundador
Administrador

Mensagens : 1615

Ir para o topo Ir para baixo

Tratado de Latrão  Empty Re: Tratado de Latrão

Mensagem por Saibot 28th junho 2011, 12:23

Um aspeto essencial do regime fascista foi a normalização das relações entre o estado italiano e o Vaticano, que mantinham um forte litígio desde 1870. O Papa Pio XI (1922-1939) desejava chegar a um acordo com o Estado, um desejo também partilhado pelas instituições fascistas. Finalmente, em 1929, foram assinados uma série de documentos, no Palácio de Latrão (Roma), que reconheciam a soberania territorial da cidade do Vaticano e a sua condição de estado neutro e inviolável. Desta forma, a Itália compensou o Vaticano por ter perdido os Estados Pontifícios no século XIX e reconheceu o casamento católico como civil. O ensino religioso tornou-se obrigatório em todas as escolas e o divórcio continuou a ser proibido.

Saibot
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 193

Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos