História Universal
SIGA-NOS NO FACEBOOK

CURTA NOSSA PAGINA
História Universal
SIGA-NOS NO FACEBOOK

CURTA NOSSA PAGINA
loading...

Santo Agostinho

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Santo Agostinho Empty Santo Agostinho

Mensagem por Fundador 27th abril 2011, 01:27

Teólogo, padre da Igreja Latina, Santo Agostinho nasceu em Tagaste (atual Souk Ahras, Argélia), no ano de 354.

Filho de pai pagão e mãe cristã (Santa Mónica), após ter aderido ao maniqueísmo, aproximou-se do cristianismo por influência de Santo Ambrósio, bispo de Milão, tendo sido baptizado em 387.

De regresso ao Norte de África, organizou uma comunidade monástica, foi ordenado sacerdoto no ano de 391, em Hipona, cidade da qual viria a ser eleito bispo. Desenvolveu, a partir de então e até à sua morte, em 430, uma atividade pastoral e inteletual extraordinária.

Dedicou-se à administração da diocese, à pregação e à luta contra a heresia maniqueísta, tendo participado em dois grandes conflitos religiosos: o donatismo e o pelagianismo. Redigiu várias obras de teologia e filosofia.

O seu pensamento é marcado pela exegese bíblica e influenciado pelo neoplatonismo, tendo as suas doutrinas sido decisivas para a reflexão cristã posterior, nomeadamente no que diz respeito à concepção do pecado e do livre arbítrio ou em relação à teologia da história.

Entre as suas obras contam-se tratados (Contra Académicos), trabalhos polémicos contra outras correntes teológicas e filosóficas, e as famosas Confissões, onde narra a sua vida e relata as experiências que culminaram na sua conversão.

Fundador
Administrador

Mensagens : 1615

Ir para o topo Ir para baixo

Santo Agostinho Empty Re: Santo Agostinho

Mensagem por Saibot 15th agosto 2011, 15:51

Bispo de Hipona, nasceu em Tagaste, na Numídia. A mãe, Santa Mónica, fez com que ele entrasse na lista dos catecúmenos. Durante o tempo de estudante, em Cartago, levou uma vida de prazeres, chegando a amancebar-se e a ter um filho, Adeodato. Aos 20 anos começou a desejar "com incrível ardor, a imortalidade da sabedoria" e tornou-se ouvinte (a escala mais baixa) dos maniqueus, heresia de que só se libertou ao fim de nove anos. Depois de fundar uma escola de gramática e retórica na sua cidade natal, voltou a Cartago, seguindo logo para Roma (383). No mesmo ano parte para Milão como professor de retórica, vindo a ser esta a época decisiva da sua vida. Embora, anteriormente, os relatos da Bíblia lhe tivessem parecido "contos para crianças", a partir deste momento, graças às homilias de Santo Ambrósio, dedicou-se à sua leitura e à dos filósofos neoplatónicos. Foi durante este estado de alma que a mãe regressou de África e veio a contribuir enormemente para sua conversão (387). Depois de ter sido batizado por Santo Ambrósio, na noite de Páscoa, retirou-se para a sua cidade natal, onde viveu três anos em silêncio e oração. Em 391, foi ordenado sacerdote e em 395 consagrado bispo de Hipona. Morreu quando os Vândalos atacavam a sua cidade (430) e uma nova época se encontrava já às portas da mesma.

Saibot
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 193

Ir para o topo Ir para baixo

Santo Agostinho Empty Re: Santo Agostinho

Mensagem por Saibot 15th agosto 2011, 16:09

Nenhum teólogo deixou vestígios tão profundos no Cristianismo como Santo Agostinho, considerado o maior dos Padres Latinos da Igreja católica. A sua fama é demonstrada quer através dos escritos quer através da devoção que revela na história da sua vida interior. Opondo-se aos maniqueus, defendeu a doutrina de que o mal não é inerente à natureza da matéria, mas sim provocado pelo livre exercício da vontade humana. Contra os donatistas, pregou a evidência da Igreja e a sua santidade objetiva. Mas a maior das suas lutas foi a que manteve contra o pelagianismo, sistema que defendia o puro naturalismo religioso, oposto à doutrina agostiniana da necessidade da graça no processo de salvação. Santo Agostinho utilizou todas as suas forças no estabelecimento da tese de que o homem é incapaz, por si só, de desejar o bem e de realizar qualquer ato conducente à salvação sem a ajuda da graça. Depois da sua morte, a sua doutrina sobre a graça foi interpretada, sem qualquer base objetiva, como predestinacionista.

Saibot
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 193

Ir para o topo Ir para baixo

Santo Agostinho Empty Re: Santo Agostinho

Mensagem por Orban89 21st março 2023, 17:02

Traços Gerais (para o entendimento) da FILOSOFIA DA HISTÓRIA DE SANTO AGOSTINHO - [A Cidade de Deus]


Orban89
Orban89
Historiador Profissional
Historiador Profissional

Mensagens : 1285

Ir para o topo Ir para baixo

Santo Agostinho Empty Re: Santo Agostinho

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos