História Universal
SIGA-NOS NO FACEBOOK

CURTA NOSSA PAGINA
História Universal
SIGA-NOS NO FACEBOOK

CURTA NOSSA PAGINA
loading...

Os Sforza

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Os Sforza Empty Os Sforza

Mensagem por Fundador 23rd abril 2011, 22:10

Os Sforza, uma família italiana originária da Romanha, governaram o ducado de Milão entre 1450 e 1535. O seu fundador Giacomo Attendolo (1369-1424) foi alcunhado de Sforza, o Forte, um epíteto que tornou conhecida toda a sua linhagem. Giovanni Sforza, duque de Pesaro, casou-se em 1483 com Lucrécia, filha de Alexandre VI (1492-1503), que acabou por dissolver a união. Por sua vez, Francisco I (1401-1466) tornou-se duque de Milão em 1450, ao casar com Bianca Maria Visconti. Milão transformou-se então num importante centro do Renascimento.

Sob o domínio dos Sforza, o ducado milanês foi um Estado poderoso e rico, dotado de uma agricultura e de uma indústria muito desenvolvidas. Na pintura, os próprios Sforza favoreceram uma variedade de temas e de estilos que remontavam ao período medieval. Ao longo de décadas de governação, os Sforza tudo fizeram para se manterem no poder, lutando por exemplo com outras famílias como os Médicis, com quem também chegaram a estabelecer a paz. Francisco II (1495-1535) faleceu sem herdeiros, o que fez com que o ducado passasse para o império. Assim sendo, este foi o último Sforza a governar Milão.

Fundador
Administrador

Mensagens : 1615

Ir para o topo Ir para baixo

Os Sforza Empty Re: Os Sforza

Mensagem por Saibot 14th outubro 2011, 15:58

Na última década do século XV, Milão beneficiou de um período de prosperidade económica e de florescimento cultural. A corte de Ludovico, conhecido como "il Moro", era uma das mais esplêndidas da Europa, e ele próprio assumia-se como um dos governantes mais cultos do Renascimento. Sonhando tornar a sua cidade na Atenas de Itália, convidou humanistas, pintores e arquitetos para a sua corte. Entre os projetos arquitetónicos concebidos por Bramante estava o Mosteiro de Santa Maria delle Grazie, onde Leonardo pintou a sua famosa Última Ceia no muro do refeitório. Ludovico tinha uma forte inclinação científica e artística e a presença de engenheiros e matemáticos da corte encorajou a própria investigação e observação da natureza levada a cabo por Leonardo. No fim do século as invasões estrangeiras precipitaram a queda de Ludovico il Moro, o fim da dinastia Sforza e a decadência da cidade.

Saibot
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 193

Ir para o topo Ir para baixo

Os Sforza Empty Re: Os Sforza

Mensagem por Fundador 8th março 2012, 15:44

Os Visconti e os Sforza

No século XV Milão era o Estado mais poderoso de Itália. O seu governador, Gian Galeazzo Visconti (1385-1402), avançou para leste até Veneza e expandiu as suas possessões na Itália central. À sua morte, o poder passou para as mãos do seu filho Gian Galeazzo Maria (1402-1412) e logo depois para o seu outro filho Filippo Maria (1412-1447), o último dos Visconti.

Entre os pretendentes à sucessão de Filippo Maria prevaleceu o condotiere Francesco Sforza (1450-1466), sucedido pelo jovem Galeazzo Maria. Galeazzo foi assassinado em 1476, deixando um filho de 7 anos de idade. Em 1479, este rapaz passou para a tutela do seu tio Ludovico il Moro. Mais tarde, à morte do sobrinho, em 1494, reconheceu-se ele próprio como duque.

Em 1499 a dinastia Sforza foi destronada por Luís XII de França e o ducado de Milão permaneceu sob controlo estrangeiro.

Fundador
Administrador

Mensagens : 1615

Ir para o topo Ir para baixo

Os Sforza Empty Re: Os Sforza

Mensagem por Sérgio Sodré 12th maio 2019, 16:52

Os Sforza Cdd346fe70600ea8

Castelos dos Sforza (Milão)
Sérgio Sodré
Sérgio Sodré
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 81

Ir para o topo Ir para baixo

Os Sforza Empty Re: Os Sforza

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos