Conspiração do Harém
Página 1 de 1 • Compartilhe
Conspiração do Harém

Ramsés III
Tudo começou porque a rainha Tiye estava furiosa por não ter sido proclamada uma das rainhas principais de Ramsés III, dado que o seu filho Pentewere era o primogénito do faraó; com a condição de rainha secundária, Tiye nunca poderia aspirar a que o seu filho se tornasse sucessor de Ramsés III. Tiye queria, por isso, colocar Pentewere no trono do Egito. Ela conseguiu convencer muitas mulheres do harém a juntarem-se à sua causa, a que se seguiram oficiais, sacerdotes, nobres e até o comandante do exército egípcio. No entanto, não conseguiram convencer o povo e a conspiração falhou.
Ramsés III morreu nessa altura, mas a sua múmia não apresenta sinais de violência. No entanto, pode ter sido envenenado. O certo é que atualmente não se sabe ao certo se o faraó morreu vítima da conspiração ou de alguma complicação que teria nessa altura.
O que sabemos é que Ramsés IV, filho e sucessor de Ramsés III, levou os cerca de quarenta conspiradores a um tribunal criado especialmente para este caso. Alguns dos acusados foram libertados porque se descobriu estarem inocentes, a outros foram cortados os narizes e orelhas, enquanto que os conspiradores principais foram condenados a serem queimados vivos ou empalados. Pentewere, devido ao seu estatuto de príncipe, foi condenado ao suicídio.
Fundador- Administrador
- Mensagens : 1615
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|