A Perseguição Cristã
Página 1 de 1 • Compartilhe
A Perseguição Cristã

Leitura importante para questionar ideias feitas sobre a cristianização do Império Romano. Antes de assumir um papel fundamental na conservação da cultura clássica sobrevivente, o cristianismo levou à sistemática destruição física de obras de arte de todo o tipo em quantidades incalculáveis, encerramento de escolas de Filosofia, demolição de templos, eliminação de adversários e de simples descrentes. Os cristãos eram uma minoria militante e fanatizada e de modo nenhum a maioria da população, ao contrário do mito muito difundido... A conversão esteve muito longe de ser pacífica.
"A Chegada das Trevas" é a história largamente desconhecida – e profundamente chocante – de como uma religião militante pôs deliberadamente fim aos ensinamentos do mundo clássico, abrindo caminho a séculos de adesão inquestionável à “única e verdadeira fé”.
O Império Romano foi generoso na aceitação e assimilação de novas crenças. Mas com a chegada do Cristianismo tudo mudou. Esta nova fé, apesar de pregar a paz, era violenta e intolerante. Assim que se tornou a religião do império, os zelosos cristãos deram início ao extermínio dos deuses antigos – os altares foram destruídos, os templos demolidos, as estátuas despedaçadas e os sacerdotes assassinados. Os livros, incluindo grandes obras de Filosofia e de Ciência, foram queimados na pira. Foi a aniquilação.
Levando os leitores ao longo do Mediterrâneo – de Roma a Alexandria, da Bitínia, no norte da Turquia, a Alexandria, e pelos desertos da Síria até Atenas –, "A Chegada das Trevas" é um relato vivido e profundamente detalhado de séculos de destruição.
Tenho, li, gostei... Não posso dizer que me tenha surpreendido...
Sérgio Sodré- Membro Regular
- Mensagens : 81
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|