História Universal
SIGA-NOS NO FACEBOOK

CURTA NOSSA PAGINA
História Universal
SIGA-NOS NO FACEBOOK

CURTA NOSSA PAGINA
loading...

Independência de Portugal

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Independência de Portugal Empty Independência de Portugal

Mensagem por Fundador 8th março 2012, 16:23

Independência de Portugal Pai_nacao
Antes de se tornar independente o Condado Portucalense (região entre o rio Minho e o rio Douro) pertencia ao reino de Castela e Leão e era governado pelo conde D. Henrique de Borgonha, que recebeu tal autonomia como forma de agradecimento pela ajuda prestada na "Reconquista cristã". Quando o conde morreu, em 1112, muitos senhores do condado desejavam a independência do reino de Castela e Leão, mas D. Teresa, mulher de D. Henrique, assumiu o governo e fez algumas concessões ao rei de Castela e Leão, o que revoltou o povo.

Quando Afonso Henriques, filho de D. Henrique e D. Teresa, cresceu, armou-se cavaleiro e entrou em luta contra a sua mãe. Travou-se então a batalha de S. Mamede, em 1128, em que Afonso Henriques saiu vencedor e assumiu o poder do condado. As batalhas foram uma constante com o reino de Castela e Leão até 1143, ano em que foi assinada a paz, com o Tratado de Zamora, e Afonso Henriques passou a usar oficialmente o título de rei. Nasceu então o reino de Portugal.

Fundador
Administrador

Mensagens : 1615

Ir para o topo Ir para baixo

Independência de Portugal Empty Portugal livre de Leão e Castela

Mensagem por Sérgio Sodré 8th junho 2019, 21:36

- Em 1071, o antigo Condado Portucalense é extinto.
- Em 1095/6, criação do novo Condado Portucalense pelo Rei D. Afonso VI de Leão e sua entrega em doação hereditária ao genro, o Conde D. Henrique de Borgonha, e a sua filha D. Teresa.
- A 24 de Junho de 1128, batalha de São Mamede, os Portugueses libertam-se do poder da nobreza da Galiza que controla D. Teresa, e D. Afonso Henriques ascende a Conde depondo a sua mãe.
- A 25 de Julho de 1139, batalha de Ourique, D. Afonso Henriques aclamado Rei dos Portugueses assume esse título sem requerer permissão ao Imperador D. Afonso VII, o que manifesta os seus propósitos independentistas.
- A 4/5 de Outubro de 1143, conferência de Zamora, o Imperador da Hispânia D. Afonso VII reconhece o título de Rei a D. Afonso Henriques, conquanto este se mantenha seu vassalo.
- A 13 de Dezembro de 1143, D. Afonso Henriques envia a carta Clavis regni ao Papa Inocêncio II propondo-lhe a vassalagem direta de Portugal à Santa Sé, o que significa deixar de ser vassalo de D. Afonso VII.
-  A 1 de Maio de 1144, o Papa Lúcio II envia a resposta pela carta Devotionem tuam designando D. Afonso Henriques como Duque Portucalense e aceitando a sua vassalagem direta à Santa Sé, pelo que este e Portugal ficam libertos da suserania do Imperador da Hispânia D. Afonso VII de Leão e Castela.
- A 23 de Maio de 1179, o Papa Alexandre III emite a bula Manifestis probatum reconhecendo D. Afonso Henriques como Rei dos Portugueses e reafirmando a respetiva vassalagem à Santa Sé.
Sérgio Sodré
Sérgio Sodré
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 81

Ir para o topo Ir para baixo

Independência de Portugal Empty Re: Independência de Portugal

Mensagem por Orban89 6th outubro 2023, 13:44

A Épica Independência de Portugal | O Tratado de Zamora em 1143


Orban89
Orban89
Historiador Profissional
Historiador Profissional

Mensagens : 1274

Ir para o topo Ir para baixo

Independência de Portugal Empty Re: Independência de Portugal

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos