História Universal
SIGA-NOS NO FACEBOOK

CURTA NOSSA PAGINA
História Universal
SIGA-NOS NO FACEBOOK

CURTA NOSSA PAGINA
loading...

El Greco

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

El Greco Empty El Greco

Mensagem por Fundador 8th março 2012, 15:27

El Greco El+Greco
Domenikos Theotokopoulos (El Greco), nasceu provavelmente em Candia, Creta, em 1541. Em 1567 chegou a Veneza, onde se crê que tenha sido discípulo de Ticiano. Na sua pintura intensa e alucinada, os típicos elementos renascentistas fundem-se com a tradição bizantina ainda muito viva no seu país de origem.

A partir de 1576 passou a viver em Espanha, inicialmente em Madrid para onde foi atraído com a perspectiva do trabalho de decoração do Escorial que, ao tempo, constituía o maior projeto construtivo da Europa. Mudou-se rapidamente para Toledo onde pintou um retábulo com O Espólio para a nova catedral. No clima ultra-religioso da Contra-Reforma, foi duramente criticado por ter colocado a cabeça de Cristo abaixo das figuras que o circundam. No entanto, recebeu muitas encomendas para igrejas e mosteiros. Em 1580 pintou O Martírio de São Maurício para Filipe II.

Paralelamente à produção de pintura de caráter religioso, El Greco também executou uma extraordinária série de retratos. Morreu em Toledo em 1614.

Fundador
Administrador

Mensagens : 1615

Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos