História Universal
SIGA-NOS NO FACEBOOK

CURTA NOSSA PAGINA
loading...

Papa Leão XIII e o Cinema

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Papa Leão XIII e o Cinema

Mensagem por Fundador em 8th Março 2012, 15:24


Leão XIII (1878-1903)
O cinema começou a despontar nos finais do século XIX. Os irmãos Louis e Auguste Lumière, em 1895, inventaram o cinematógrafo, possibilitando o registo do movimento e a projecção de filmes. Ainda nesse ano, a 28 de Dezembro, alcançaram grande sucesso ao fazerem, em Paris, a primeira apresentação cinematográfica.

Depois desta incursão pioneira numa nova arte, que permitia uma difusão mais ampla dos acontecimentos e dos seus intervenientes, outros países tentaram a sorte. Em Itália, a aposta na Sétima Arte começou a dar os primeiros passos pouco depois. Uma das obras dos primórdios do cinema italiano tinha apenas alguns segundos e o protagonista era o papa Leão XIII, que abençoava a câmara e por consequência o cinema.

Este filme documentário era o primeiro a mostrar um Sumo Pontífice ao mundo e só foi captado pela câmara do realizador William Kennedy Laurie Dickson, depois de vários meses de negociações e da apresentação de importantes cartas de recomendação.

Filmou o papa em diversas cenas captadas nos jardins do Vaticano e enquanto passeava, permitindo imagens que deram origem a uma série de pequenas películas. Quem as viu, relatou que Leão XIII mostrava grande à vontade no papel de actor.

Fundador
Administrador

Mensagens : 1615

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum