História Universal
SIGA-NOS NO FACEBOOK

CURTA NOSSA PAGINA
loading...

D. Catarina de Bragança

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

D. Catarina de Bragança

Mensagem por Fundador em 8th Março 2012, 15:20

Rainha de Inglaterra (1638-1706). Filha de D. João IV e de D. Luísa de Gusmão, foi a única rainha portuguesa a ocupar o trono de Inglaterra.

Depois de um projeto de casamento (1659) com Luís XIV de França, que acabou por não se concretizar, a 21 de Maio de 1662 contraiu matrimónio com Carlos II de Inglaterra, o que representou um forte trunfo diplomático para o reino português. O consórcio fora decidido pelo tratado anglo-luso de 23 de Junho de 1661, que estipulava o dote da princesa em 2 milhões de cruzados e na cedência de Tânger e Bombaim, além da autorização das relações comerciais diretas de Inglaterra com as colónias ultramarinas portuguesas.

A vivência de D. Catarina na corte inglesa não correu sempre da melhor forma, tendo sido confrontada com os meios anglicanos, que a apelidavam de agente da Santa Sé e papista, chegando mesmo a ser acusada de traição ao reino. Por outro lado, teve que suportar o caráter leviano do marido, que manteve abertamente um romance com Lady Palmer. Contudo, conseguiu ultrapassar as dificuldades e manter a sua crença religiosa, supondo-se que tenha mesmo chegado a obter a conversão do marido ao catolicismo. Da mesma forma, soube adaptar-se à sociedade inglesa, onde introduziu o consumo de chá, deixando viva a sua memória naquele país.

Viúva desde 1685, com a subida ao trono de Guilherme III, três anos depois passou a ser vítima da hostilidade votada aos papistas, sendo obrigada a regressar a Portugal (1693). Recolhida no Paço da Bemposta, que mandara edificar, não deixou de participar na vida política portuguesa, tendo sido regente por duas vezes. A primeira durante uns meses em 1704, substituindo seu irmão D. Pedro II, que se ocupava com a Guerra da Sucessão de Espanha, e, no ano seguinte, por doença do monarca.

Fundador
Administrador

Mensagens : 1615

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum