História Universal
SIGA-NOS NO FACEBOOK

CURTA NOSSA PAGINA
História Universal
SIGA-NOS NO FACEBOOK

CURTA NOSSA PAGINA
loading...

Sínodo dos Bispos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Sínodo dos Bispos Empty Sínodo dos Bispos

Mensagem por Fundador 8th março 2012, 15:08

Constituído a 15 de Setembro de 1965 pelo papa Paulo VI, o Sínodo dos Bispos é uma instituição permanente criada em consequência dos desejos dos eclesiásticos do Concílio Vaticano II, com o objetivo de manter vivo o espírito nascido da experiência conciliar.

Refira-se que um sínodo é, em termos básicos, uma assembleia de bispos representativa do episcopado católico que tem como missão auxiliar o Santo Padre no governo da Igreja.

Já antes do Concílio Vaticano II surgira a ideia de criar uma estrutura que proporcionasse aos bispos meios para assistir ao Pontífice. Foi Paulo VI, ainda como arcebispo de Milão, quem deu força a estas ideias, fazendo referência a uma "contínua colaboração do episcopado, todavia não efetiva, que permaneceria pessoal e unitiva, mas que teria a responsabilidade de governo da Igreja Universal".

Já eleito papa, voltou a referir o mesmo conceito em diversas ocasiões, designadamente durante o Concílio Vaticano II. Por fim, no discurso inaugural da última sessão do Concílio, a 14 de Setembro de 1965, tornou pública a intenção de instituir o Sínodo dos Bispos.

No dia seguinte, no início da 128ª Congregação Geral, o secretário-geral do Concílio promulgou a Apostolica sollicitudo, com a qual seria oficialmente instituído o Sínodo dos Bispos.

Fundador
Administrador

Mensagens : 1615

Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos