História Universal
SIGA-NOS NO FACEBOOK

CURTA NOSSA PAGINA
História Universal
SIGA-NOS NO FACEBOOK

CURTA NOSSA PAGINA
loading...

Émile Loubet

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Émile Loubet Empty Émile Loubet

Mensagem por Fundador 8th março 2012, 14:59

Émile Loubet Emile+Loubet
Émile Loubet (1838-1929) nasceu em Marsanne, no seio de uma família culta e atenta ao mundo dos finais do século XIX e inícios do século XX.

Depois de ter sido ministro das Obras Públicas (1887-1888), presidente do Conselho (1892), ministro do Interior (1892-1893) e presidente do Senado (1896-1899), Loubet foi eleito presidente da República Francesa, em 1899.

A sua presidência foi marcada pelo envolvimento na intensa atividade internacional. Émile Loubet deu um grande contributo para o estreitamento das relações entre a França, a Itália e a Grã-Bretanha. Em 1903, porém, o presidente francês desagradou o papa Pio X ao visitar Victor Emanuel III, rei de Itália, com quem a Igreja se encontrava de relações cortadas desde a tomada dos Estados Pontifícios, em 1870. Não temendo a crise em França, o papa condenou a atitude de Émile Loubet. Entre as consequências deste confronto, destaca-se a posterior e definitiva separação entre a Igreja e o Estado francês.

Em 1905, foi promulgada a Lei da Separação das Igrejas e do Estado, depois da total laicização do Estado francês. Loubet proibiu o uso de véu pelas alunas muçulmanas, ou qualquer outro símbolo religioso, no sentido de proteger a escola pública das querelas da fé.

Fundador
Administrador

Mensagens : 1615

Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos