História Universal
SIGA-NOS NO FACEBOOK

CURTA NOSSA PAGINA
loading...

Theodor Herzl e a origem do Sionismo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Theodor Herzl e a origem do Sionismo

Mensagem por Fundador em 8th Março 2012, 14:39


Theodor Herzl (1860-1904)
Durante a segunda metade do século XIX e os inícios do século XX, o sionismo, movimento que tinha como objetivo a constituição de um estado judaico na Palestina, começou a formar-se através da instituição das primeiras comunidades agrícolas judaicas.

Os judeus russos começaram a percorrer o caminho em direção à Palestina com o objetivo de instituírem colónias agrícolas financiadas pelo barão Rothchild. Por esta altura, fugiam da violência contínua que se fazia sentir e os perseguia na Rússia, onde as comunidades judaicas eram roubadas e atacadas. Por sua vez, as autoridades russas fingiam não ver tais situações criminosas, pois o anti-semitismo também era uma política apoiada pelo poder político. O czar Nicolau II não simpatizava com os judeus, pois acreditava que estes eram os responsáveis por muitas greves e pela organização do terrorismo revolucionário.

Nesta época, o sionismo revelou-se em simultâneo uma doutrina e um projeto político. O escritor e jornalista húngaro Theodor Herzl (1860-1904), promotor do sionismo, publicou, em 1896, O Estado Judaico (Der Judenstaat), onde pretendia a reconstrução de um Estado cujo usufruto permitisse aos judeus o reencontro com a dignidade e a segurança.

Por muito que se tentassem integrar e demonstrassem o seu patriotismo, os judeus eram sempre encarados como estrangeiros.

Em 1897, para reforçar o movimento sionista, Theodor Herzl organizou o primeiro congresso sionista mundial, em Basileia, que deu origem à Organização Sionista Mundial, cuja comissão executiva permanente tinha sede em Viena.

O objetivo da convocação deste primeiro congresso foi mostrar ao mundo o que era o sionismo e suas respetivas pretensões, bem como reunir todos os simpatizantes nacionalistas judeus.

Demonstrando claramente o sionismo político do escritor Theodor Herzl, o programa do congresso de 1897 referia que "o sionismo procura um lar nacional seguro, legal e publicamente reconhecido para o povo judeu na Palestina". Em 1901 foi constituído o Fundo Nacional Judaico para que assim fosse possível o resgate das terras Palestinas.

Herzl morreu em 1904 sem ver cumpridos os seus esforços de criação do "Lar Nacional Judeu na Palestina", mas a sua ideia subsistiu.

Fundador
Administrador

Mensagens : 1615

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum