História Universal
SIGA-NOS NO FACEBOOK

CURTA NOSSA PAGINA
História Universal
SIGA-NOS NO FACEBOOK

CURTA NOSSA PAGINA
loading...

Maluda

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Maluda  Empty Maluda

Mensagem por Fundador 26th março 2011, 01:17

Nome artístico da pintora Maria de Lurdes Ribeiro (1934-1999).

Estreou-se como retratista autodidata em Lourenço Marques (atual Maputo), no ano de 1961. Depois, chegou a ser bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian, tendo estudado em Lisboa, Paris, Londres e Suíça.

Dedicou-se à pintura de paisagens urbanas. Trabalhou especialmente Lisboa, que considerava ser "uma cidade diversificada". Os motivos, encontrava-os, inclusive, na vista que tinha da janela de sua casa na Lapa. Nos finais dos anos 70, iniciou um ciclo de 15 obras subordinado à temática das janelas. Os quiosques, os telhados e o Tejo constituíram motivos importantes na sua obra, marcada pela luminosidade e por um estilo geométrico das formas. Tendo também pintado retratos, a sua atividade artística inclui serigrafias, tapeçarias, cartazes, painéis murais, ilustrações e selos para os correios.

Entre os seus amigos mais próximos, encontrava-se Amália Rodrigues e Natália Correia. Foi galardoada com o Prémio Dr. Gustavo Cordeiro Ramos, da Academia Nacional de Belas-Artes, em 1979, e recebeu por duas vezes, em 1987 e 1989, o prémio para o melhor selo do Mundo. Em 1998, foi agraciada como Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique.

Fundador
Administrador

Mensagens : 1615

Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos