História Universal
SIGA-NOS NO FACEBOOK

CURTA NOSSA PAGINA
loading...

Fernão de Magalhães

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Fernão de Magalhães

Mensagem por Fundador em 26th Março 2011, 01:15

Navegador (1480-1521), levou a cabo a primeira viagem de circum-navegação do globo terrestre.

De ascendência nobre, aos 12 anos passou a residir em Lisboa, onde se tornou pajem da rainha D. Leonor. Mais tarde, alistou-se na Armada de D. Francisco de Almeida, que partiu para a Índia em 1505. No Oriente, passou por territórios como Goa, Cochim e Quíloa. Entre os seus feitos no Oriente, conta-se a participação na tomada de Goa (1510) e nos combates em Malaca (1511).

Regressou ao reino em 1513 e, pouco tempo depois, alistou-se na expedição a Azamor chefiada pelo duque de Bragança. Participou então em inúmeros combates, acabando por se ferir numa perna. De regresso a Lisboa pediu a D. Manuel uma recompensa pelos seus feitos, que lhe foi recusada. Perante esta atitude e cansado das intrigas palacianas, isolou-se para traçar o plano de alcançar as Molucas, tentando uma passagem pelo Pacífico na América do Sul.

Em 1517 ofereceu a Castela a possibilidade de atingir as Molucas por mares não reservados aos portugueses pelo Tratado de Tordesilhas. Contando com o apoio incondicional de um banqueiro de Burgos (Cristóvão de Haro) e do alcaide de Alcazares Reais (Diogo Barbosa), a proposta foi aceite por Carlos V e o acordo entre ambos firmado a 22 de Março de 1518.

Organizada a expedição, dotada de cinco navios e mais de 250 homens, partiram de Sevilha, a 20 de Setembro de 1519. Um ano mais tarde alcançava o estreito que veio a ter o seu nome e o oceano que foi designado de Pacífico. Atravessou o estreito e iniciou a travessia do Pacífico. A sede, a fome e o escorbuto dizimaram a tripulação.

Em 1521 ancorou em Cebu, nas Filipinas, tendo perdido a vida numa emboscada, quando penetrava na ilha de Mactan. Sebastião de Elcano coordenou o regresso a Espanha, tendo dado seguimento aos planos elaborados por Fernão de Magalhães e completado a primeira viagem de circum-navegação, em Setembro de 1522, quando chegou a San Lucar de Barrameda.

Fundador
Administrador

Mensagens : 1615

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Fernão de Magalhães

Mensagem por Saibot em 26th Maio 2011, 06:44

Assim sendo, foi Sebastião de Elcano quem completou a viagem e não Magalhães! Mesmo morto, o sucesso da empresa, para a posteridade, deve-se a Magalhães?

Saibot
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 193

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Fernão de Magalhães

Mensagem por Fundador em 26th Maio 2011, 11:00

Sim, deve-se o feito a Fernão de Magalhães, porque ele era o líder da expedição. O facto de falecer antes de ter cumprido o objetivo não importa; o que importa é que os seus homens tenham completado a circum-navegação. Como foi completada, os créditos são de Fernão de Magalhães.

Fundador
Administrador

Mensagens : 1615

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Fernão de Magalhães

Mensagem por Lusitano89 em 26th Maio 2011, 18:35

Alem de ter sido ele a comandar a expedição, foi ele quem a planeou juntamente com Rui Faleiro ...

_________________


avatar
Lusitano89
Membro Ativo
Membro Ativo

Mensagens : 284
Idade : 27
Localização : Funchal

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Fernão de Magalhães

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum