História Universal
SIGA-NOS NO FACEBOOK

CURTA NOSSA PAGINA
loading...

O Império Romano a leilão

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

O Império Romano a leilão

Mensagem por Fundador em 26th Março 2011, 01:13

No dia 28 de Março de 193 ocorreu o episódio mais vergonhoso da história da Roma Antiga: o Império Romano foi a leilão!

Quando Pertinax, o sucessor de Cómodo no trono imperal, foi assassinado por os pretorianos, Dídio Juliano correu para o quartel da Guarda Pretoriana para comprar o apoio deles, de modo a suceder a Pertinax como imperador. Dentro do quartel já se encontrava Tito Flávio Sulpiciano a fazer o mesmo, ou seja, a tentar subornar a Guarda Pretoriana.

Então, começou o leilão. Alguns pretorianos estavam no portão do quartel e ouviam as licitações de Juliano que se mantinha à entrada. Corriam então para dentro e diziam a Sulpiciano quanto Juliano tinha lhes oferecido. Sulpiciano subia a licitação e os pretorianos corriam até Juliano para lhe perguntar se dava mais. E isto passou-se por um bom bocado.

Foi então que Dídio Juliano ofereceu 50 mil sestércios para cada pretoriano, um valor enorme para a época. Para além disso, os pretorianos preferiam Juliano no trono imperial em lugar de Sulpiciano, porque este último, sendo o prefeito da cidade de Roma, podia querer vingar o assassinato de Pertinax.

Dídio Juliano foi então proclamado como imperador pelos pretorianos, que o levaram para dentro do quartel e pouco depois foram até ao senado romano para formalizar a sua posição como novo Augusto.

Este episódio vergonhoso de pouco valeu a Dídio Juliano: passados 2 meses seria assassinado, pois nunca chegou a pagar a totalidade do prometido aos pretorianos.

Fundador
Administrador

Mensagens : 1615

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum