História Universal
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.

Diferença entre Platão e Aristóteles

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Diferença entre Platão e Aristóteles

Mensagem por Carlos Costa em 7th Julho 2011, 16:29


Platão e Aristóteles
Repare bem na imagem acima. Ela resume a filosofia de Platão e Aristóteles. Platão aponta para cima, para o mundo inteligível que considera ser o real; Aristóteles aponta para baixo, para o mundo sensível que considera ser o único que existe.

Platão

Platão (428/427-348/347 a.C.) afirmava que existem dois mundos: o sensível que é aquele em que nos encontramos e o inteligível que só pode ser alcançado pela razão e pela lógica. Para Platão, só o mundo inteligível é real enquanto que o sensível é transitório e ilusório. Ele explicou isso no famoso Mito da Caverna:

"Imaginemos um muro bem alto separando o mundo externo e uma caverna. Na caverna existe uma fresta por onde passa um feixe de luz exterior. No interior da caverna permanecem seres humanos, que nasceram e cresceram ali.

Ficam de costas para a entrada, acorrentados, sem poder locomover-se, forçados a olhar somente a parede do fundo da caverna, onde são projetadas sombras de outros homens que, além do muro, mantêm acesa uma fogueira. Pelas paredes da caverna também ecoam os sons que vem de fora, de modo que os prisioneiros, associando-os, com certa razão, às sombras, pensam ser eles as falas das mesmas. Desse modo, os prisioneiros julgam que essas sombras sejam a realidade.

Imagine que um dos prisioneiros consiga se libertar e, aos poucos, vá se movendo e avance na direção do muro e o escale, enfrentando com dificuldade os obstáculos que encontre e saia da caverna, descobrindo não apenas que as sombras eram feitas por homens como eles, e mais além todo o mundo e a natureza."

Aristóteles

Aristóteles (384-322 a.C.) foi discípulo de Platão, mas nunca aceitou essa ideia de dois mundos distintos. Para Aristóteles só havia um mundo: este em que nos encontramos. Se o homem não consegue conhecer algo mais do que os seus sentidos lhe mostram, então é porque esse algo não existe ou, na melhor das hipóteses, não vale a pena ser conhecido e por isso não é nada para nós.

O pensamento aristotélico baseia-se portanto no mundo sensível. A partir daí, Aristóteles tentou compreender e conhecer o máximo que pôde do mundo sensível, o único que existe na sua opinião.

Carlos Costa
Administrador

Mensagens: 1607
Idade: 31
Localização: Porto, Portugal

http://carloscostaoficial.blogs.sapo.pt

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Diferença entre Platão e Aristóteles

Mensagem por claudemir.prof em 17th Dezembro 2012, 18:37

Se Aristóteles somente concebia o mundo sensível como existente, posso compreender então que, para ele, a Metafísica era sensível?

claudemir.prof
Iniciante
Iniciante

Mensagens: 1

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Diferença entre Platão e Aristóteles

Mensagem por fabiana borges da silva em 23rd Abril 2013, 23:23

qual era a resposta simbolicamente dita de aristotreles para platão em relação ao mundo de sombras dele e o mundo sensivel dele

fabiana borges da silva
Iniciante
Iniciante

Mensagens: 1

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Diferença entre Platão e Aristóteles

Mensagem por Caio Enobarbo em 26th Dezembro 2013, 17:52

No blogue Caio Enobarbo podem encontrar vários posts sobre este tema.

Caio Enobarbo
Iniciante
Iniciante

Mensagens: 18

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum