História Universal
SIGA-NOS NO FACEBOOK

CURTA NOSSA PAGINA
História Universal
SIGA-NOS NO FACEBOOK

CURTA NOSSA PAGINA
loading...

Extinção da Companhia de Jesus

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Extinção da Companhia de Jesus Empty Extinção da Companhia de Jesus

Mensagem por Fundador 26th março 2011, 00:51

A Companhia de Jesus, fundada por Santo Inácio de Loiola, atravessou períodos muito conturbados ao longo da História.

Em Portugal, a situação começou a complicar-se com a subida do Marquês de Pombal ao poder. Atingiu-se o ponto de ruptura quando, em 1759, foram retirados todos os bens móveis dos padres da companhia e esta foi expulsa de Portugal e dos seus domínios ultramarinos.

As pressões portuguesas e bourbónicas contribuíram em larga escala para que, a 21 de Julho de 1773, o papa Clemente XIV promulgasse o breve Dominus ac Redemptor, estabelecendo a extinção da Companhia de Jesus em toda a Cristandade.

O espírito iluminista dos jesuítas, o seu poder, a forma como conseguiram integrar-se nas missões e a oposição ao Tratado de Madrid (1750) são alguns dos motivos inventariados para a fricção que existiu entre os membros da companhia e o poder político.

Após a decisão de Clemente XIV, os jesuítas encontraram algum apoio na Rússia, que não chegou a acatar o breve Dominus ac Redemptor. Assim se mantiveram até 7 de Agosto de 1814, altura em que a Companhia de Jesus foi restaurada por Pio VII.

Em Portugal, só com D. Miguel puderam regressar.

Fundador
Administrador

Mensagens : 1615

Ir para o topo Ir para baixo

Extinção da Companhia de Jesus Empty Re: Extinção da Companhia de Jesus

Mensagem por Saibot 14th outubro 2011, 22:28

Quando as classes dominantes - aristocracia e clero -, com as ideias do Iluminismo, começam a ser postas em causa, as lutas entre as ordens religiosas e entre Estado e clero tornam-se cada vez mais acirradas e culminam em 1767 com a expulsão dos Jesuítas de Espanha, França e da Itália meridional, ou seja, dos estados governados pelos Bourbon. A Companhia de Jesus, antiga aliada dos soberanos da Contra-Reforma e criadora do primeiro sistema escolar europeu, é, finalmente, abolida em 1773 por ordem do papa Clemente XIV. Depois da Revolução Francesa e das guerras napoleónicas, será restabelecida em 1814 por Pio XIV.

Saibot
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 193

Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos