História Universal
SIGA-NOS NO FACEBOOK

CURTA NOSSA PAGINA
loading...

Lombardos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Lombardos

Mensagem por Fundador em 26th Março 2011, 00:43

Os lombardos, ou longobardos, foram uma antiga tribo germânica de origem escandinava.

Da Panónia, onde Justiniano os instalou, por volta de 546, emigraram, pressionados pelos ávaros, e invadiram, juntamente com outras tribos, o Norte de Itália (Lombardia), Espoleto, Viterbo e Benevento, fundando um reino com capital em Pavia.

São Gregório I foi figura de primeiro plano nas negociações com os lombardos para a liberdade de Roma, ameaçada de invasão. O exarca de Ravena deixou Roma sem defesa e, em 591, São Gregório, que começava o seu pontificado, viu-se obrigado a assinar a paz com o rei lombardo. Dois anos depois, após nova investida lombarda, Roma estava a um passo de cair. O papa assumiu o comando da defesa e os invasores, assolados pela malária, foram obrigados a retirar.

Confrontados inicialmente com os romanos por serem cristãos arianos, após a conversão ao catolicismo (por volta de 680), mediante o baptismo da rainha lombarda Teodolinda, a sua romanização avançou muito rapidamente.

Carlos Magno submeteu-os, fazendo-se coroar rei dos lombardos (em 774), e doou alguns territórios lombardos à Santa Sé.

Os ducados lombardos de Benevento, Cápua e Salerno conservaram a independência até à invasão dos normandos, já no século XI.

Fundador
Administrador

Mensagens : 1615

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum