História Universal
SIGA-NOS NO FACEBOOK

CURTA NOSSA PAGINA
loading...

Conquista de Jerusalém

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Conquista de Jerusalém

Mensagem por Fundador em 26th Março 2011, 00:40

Particularmente associada à vida de Cristo e à sua primeira comunidade de discípulos, a cidade de Jerusalém teve sempre grande importância para o povo cristão. Em 451, no Concílio de Calcedónia, foi decidido elevar a Igreja de Jerusalém ao estatuto de Patriarcado e, sob o domínio bizantino, a cidade transformou-se num destino obrigatório de peregrinação, o que lhe trouxe grande desenvolvimento e prosperidade.

Porém, esta época dourada teve o seu fim, primeiro, no ano de 614, com as invasões persas, e depois, em 637, com a conquista árabe. Nessa altura, sob o comando de Khaled Al-walid e Abe Obeida Amer Ibn al-Jarrah, o exército do califa Omar ibn AlKhattab, sucessor de Maomé, cercou a cidade, mas não a atacou de imediato, a pedido dos patriarcas cristãos, que desejavam que o califa fosse o primeiro a entrar. Os patriarcas apresentaram a Omar condições relacionadas com a manutenção de liberdade de culto para os cristãos e com a continuidade da deliberação da Roma Antiga de proibir os judeus de viver na cidade. Omar aceitou todas as condições, excepto a última, alegando não haver nada no Corão que sustentasse tal proibição. Foi contudo garantido aos cristãos que nenhum judeu entraria nos seus santuários. Na prática, com a ocupação árabe, muitos dos templos cristãos foram destruídos, e parte da população, originalmente cristã, foi sucessivamente convertida ao Islão. Não se proibiram as peregrinações, mas foram impostos pesados tributos.

Depois da tomada de Jerusalém, o avanço árabe atingiu também outras áreas e cidades cristãs. Em 638, foi a vez de Antioquia ser ocupada, depois do Egito. A partir de 660, os muçulmanos tomaram Chipre e Rodes, seguindo-se África e por fim a Península Ibérica. Só depois do ano 1000 a Europa cristã iria tentar resistir à expansão do Islão.

Fundador
Administrador

Mensagens : 1615

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum