História Universal
SIGA-NOS NO FACEBOOK

CURTA NOSSA PAGINA
loading...

Tratado de Tordesilhas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Tratado de Tordesilhas

Mensagem por Fundador em 23rd Maio 2011, 23:45

Assinado por Espanha e Portugal em 1494, o Tratado de Tordesilhas implicava a divisão do mundo entre as duas grandes potências marítimas da época. A sua negociação, iniciada dois anos depois da descoberta da América, não teria sido possível sem a mediação de um personagem chave: o Papa Alexandre VI. O programa aborda a história de um dos pactos mais importantes do Antigo Regime através das negociações secretas que tornaram possível a sua assinatura. Além disso, conheceremos as consequências que teve na descoberta do continente americano, oferecendo uma visão única sobre uma das épocas mais apaixonantes do nosso passado.













Fundador
Administrador

Mensagens : 1615

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tratado de Tordesilhas

Mensagem por Saibot em 3rd Julho 2011, 00:35

Castela e Portugal repartiram o mundo com a aprovação do Papa, que tinha o direito de conceder as terras que não pertenciam a nenhum príncipe cristão. O Tratado de Tordesilhas, assinado a 7 de Junho de 1494, traçava uma linha imaginária a 370 léguas a Oeste das ilhas de Cabo Verde. Ficou acordado que as terras situadas a Leste seriam de Portugal e as situadas a Oeste seriam de Castela.

Saibot
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 193

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tratado de Tordesilhas

Mensagem por pikayeah em 1st Março 2012, 20:28

Aqui está mais um assunto muito interessante (falo por mim Smile )

O tratado de tordesilhas é um exemplo maravilhoso do secretismo dos descobrimentos e da "esperteza" dos reis D. Afonso V e D. João II.

Antes já tinham havido outras divisoes do mundo a descobrir entre os portugueses e os espanhois (castelhanos no início) legitimando o mare clausum.

- a primeira delas foi o Tratado de Alcáçovas (que embora acordava que que o rei português D. Afonso V deixasse de pretender o trono castelhano), definia que os territorios descobertos a sul das canárias seriam portugueses e a norte castelhanos.

quando Colombo "descobriu" a América (1492) (não foi o primeiro), esse territorio descoberto ficava dentro da esfera de dominaçao portuguesa.
Entao castela reclamou um novo tratado.

- um ano depois da descoberta de Colombo, o papa assinou a Bula Inter Coetera, que estabelecia um meridiano que dividia o globo em duas partes verticais.

Secretamente, o rei Joao II de Portugal ja ordenava viagens de descoberta prévias às oficiais. Algumas dessas viagens eram ao largo do atlantico sul.

- Depois ja com Manuel I, Portugal pediu ratificar o tratado anterior e assinou-se o Tratado de Tordesilhas em 1494, desviando a linha que dividia mais para Ocidente.

Agora questiono: será que isso se deveu a uma suposta descoberta do Brasil anterior à oficial.
Quer dizer, Duarte Pacheco Pereira foi o real descobridor do Brasil em 1498, mas já foi depois do Tratado de Tordesilhas...
avatar
pikayeah
Iniciante
Iniciante

Mensagens : 14
Idade : 24
Localização : Pombal

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Tratado de Tordesilhas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum