História Universal
SIGA-NOS NO FACEBOOK

CURTA NOSSA PAGINA
loading...

Coliseu: Arena da Morte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Coliseu: Arena da Morte

Mensagem por Fundador em 21st Maio 2011, 02:03

O combate entre Vero e Prisco

O combate entre os gladiadores Vero e Prisco, nos Jogos Inaugurais do Coliseu (80 d.C.), foi registado por o poeta Marcial da seguinte forma:

"Enquanto Priscus e Vero alargavam o confronto, e por longo tempo a luta foi igual em ambos os lados, altos e repetidos gritos reclamavam a liberdade para os homens; mas César seguiu a sua própria lei; era a lei de lutar com o escudo até que um dedo se alçasse: fez o que lhe era permitido, muitas vezes deu comida e presente. Mas chegou-se ao fim com a mesma igualdade: iguais a lutar, iguais a ceder. César enviou espadas de madeira e palmas a ambos: portanto, a coragem e a habilidade receberam o seu prémio. Tal não teve lugar perante nenhum príncipe excepto tu, César: quando dois lutaram, ambos foram vitoriosos."

Fundador
Administrador

Mensagens : 1615

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Coliseu: Arena da Morte

Mensagem por Saibot em 26th Maio 2011, 06:10

Está espetacular esse vídeo! Realmente, a maioria dos gladiadores eram poupados porque eram muitos caros. Quando um gladiador morria, o seu dono tinha de receber, por lei, 100 vezes o seu valor em dinheiro. Podemos imaginar quão ricos eram os donos de escolas de gladiadores.

Saibot
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 193

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum