História Universal
SIGA-NOS NO FACEBOOK

CURTA NOSSA PAGINA
loading...

António Francisco Lisboa

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

António Francisco Lisboa

Mensagem por Fundador em 18th Maio 2011, 01:00

Artista plástico brasileiro (?-1814).

O registo da vida deste artista, que ficaria para a posteridade conhecido pelo nome de Aleijadinho, está repleto de imprecisões. É provável que tenha nascido como fruto de uma relação do arquiteto e mestre-de-obras português Manuel Francisco Lisboa com uma escrava.

Jovem e ainda apenas conhecido pelo nome de batismo, começou a acompanhar os trabalhos do pai, com quem viria a rivalizar. Todas as dúvidas que poderiam existir acerca da sua capacidade foram dissipadas com a construção da Igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto, e com o monumental conjunto das Congonhas do Campo, perto de Vila Rica.

Escultor, entalhador e arquiteto, veio a ser considerado o artista plástico mais importante do barroco de toda a América. O seu trabalho também trouxe o supremo florão ao barroco português.

Homem saudável até aos 47 anos, foi nessa idade atingido por uma doença misteriosa, que lhe começou por tolher os braços, facto que está na origem da alcunha pela qual ficaria para a História: o Aleijadinho. Zamparina, encefalite ou, mesmo, sífilis, não se sabe a origem do mal. Certo é que, por volta dos 50 anos, também perdeu o uso dos membros inferiores.

A moléstia acompanhou-o até à morte, deformado-lhe o corpo e o temperamento. Conhecido como uma pessoa alegre e comunicativa, "Mestre" Aleijadinho passou a ser triste e calado. Nos seus últimos anos, lia a Bíblia e pedia descanso ao Senhor.

Fundador
Administrador

Mensagens : 1615

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum