História Universal
Olá visitante!

Por favor, faça login ou crie uma conta se ainda não estiver registado.

Nicolaísmo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Nicolaísmo

Mensagem por Carlos Costa em 26th Março 2011, 00:35

A questão do nicolaísmo colocou-se no seio da Igreja fundada por Jesus Cristo menos de um século depois da sua morte. Os nicolaitas defendiam o casamento dos padres, ou seja, não admitiam o celibato eclesiástico imposto pela igreja romana. Contudo, não eram, como é muitas vezes sugerido, seguidores de São Nicolau nem de personagem alguma de nome Nicolau.

O papa Gregório VII, de verdadeiro nome Hildebrando, eleito em 1073, proibiu o casamento dos eclesiásticos, por forma a combater o nicolaísmo. Lutou igualmente contra a simonia, uma prática que consiste na venda e compra de bens espirituais ou de cargos religiosos.

A crise interna na igreja foi muitas vezes provocada pela imoralidade de parte do clero. Para os opositores ao nicolaísmo, esta prática retrata exatamente a falta de regra moral dessa parcela do clero, pois o casamento dos eclesiásticos levava-os a uma maior preocupação com os bens materiais, que seriam deixados por herança a seus filhos, reforçando-se um comportamento mundano.

Por outro lado (e não faltam ao longo dos primeiros séculos exemplos dessa prática), os nicolaitas defendiam a sucessão dos seus filhos nos próprios cargos eclesiásticos.

Carlos Costa
Administrador

Mensagens: 1607
Idade: 30
Localização: Porto, Portugal

http://carloscostaoficial.blogs.sapo.pt

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum