História Universal
SIGA-NOS NO FACEBOOK

CURTA NOSSA PAGINA
loading...

Artur Ivens Ferraz

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Artur Ivens Ferraz

Mensagem por Fundador em 18th Maio 2011, 00:47

Militar e político (1870-1933).

General, era sobrinho de Roberto Ivens, celebrado explorador em África do último quartel do século XIX. Estudou no Colégio Militar e cursou Artilharia na Escola do Exército, onde viria a leccionar. Depois de participar na I Guerra Mundial, em França, como oficial de ligação do CEP ao Éxercito britânico, foi adido militar em Londres (1922) e chefe do gabinete do Alto-Comissariado em Moçambique, assumindo, posteriormente, o governo daquela possessão portuguesa.

Partidário da Ditadura Militar, saída do golpe de 28 de Maio de 1926, foi ministro do Comércio e das Comunicações (1927), das Colónias (1929) e, interinamente, sobraçou a pasta das Finanças (1927-1928), em substituição de Sinel Cordes. Em 1929, foi escolhido pelo presidente da República para assumir a chefia de um efémero executivo, que ficou marcado pelos conflitos com o então ministro das Finanças, Oliveira Salazar.

Com o agudizar do confronto, em Outubro de 1929, quando o chefe do governo se encontrava em missão oficial em Espanha, e sem o seu conhecimento, foi organizada em Lisboa uma manifestação das câmaras municipais de apoio ao ministro das Finanças. Poucos dias depois, e contando certamente com o apoio do presidente Carmona, Salazar pediu uma reunião do Conselho de Ministros, que se realizaria em Novembro e levaria à rotura definitiva do ministério. O evidente apoio do presidente da República à linha política de Salazar colocou Ivans Ferraz numa posição insustentável: a 30 de Janeiro do ano seguinte, era exonerado e substituído na chefia do executivo pelo general Domingos de Oliveira.

Sobre a sua experiência governativa, escreveu um livro de memórias, que seria publicado já após a sua morte, em 1988. Foi ainda presidente da Liga dos Combatentes da Grande Guerra, administrador-geral do Exército e chefe do Estado-Maior, ocupando este último cargo quando faleceu aos 62 anos de idade.

Fundador
Administrador

Mensagens : 1615

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum