História Universal
SIGA-NOS NO FACEBOOK

CURTA NOSSA PAGINA
loading...

Heliogábalo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Heliogábalo

Mensagem por Fundador em 21st Março 2011, 19:00


Busto de Heliogábalo, Museus Capitolinos
Heliogábalo foi o 26º imperador romano (218-222) e talvez o mais estranho e louco de todos eles.

Começou a reinar apenas com 14 anos e aos 18 anos foi linchado, decapitado, arrastado por as ruas de Roma e atirado ao Rio Tibre pela população romana! Por este fim, podem comprovar o ódio que os romanos lhe tinham.

Existem muitas histórias sobre ele, mas não se sabe quais as verdadeiras ou falsas. Como o senado romano o odiava, provavelmente exagerou em muitas delas. É dito que ele asfixiou até à morte convidados com um "mar de violetas e outras flores" que lhes caíram em cima, que se prostituía no seu palácio imperial, que se casou 5 vezes e numa delas com uma virgem vestal (casar-se com uma virgem vestal era um grande desrespeito à religião romana), que se castrou em público (!), que tinha vários amantes masculinos e que se casou com um deles (ter amantes masculinos era normal na Roma Antiga e na vida intíma dos imperadores. O que não era normal era eles se casarem com um deles), que obrigou os romanos a adorar um deus "estrangeiro", entre outras acções loucas.

Fundador
Administrador

Mensagens : 1615

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Heliogábalo

Mensagem por Fundador em 27th Abril 2011, 01:24

O fim de Heliogábalo


Retrato de Heliogábalo num denário
Heliogábalo foi um dos mais estranhos imperadores romanos de sempre. Na opinião de alguns historiadores, o seu reinado foi ainda mais instável que o de Calígula, Nero, Vitélio ou Cómodo.

Heliogábalo tornou-se imperador no ano 218, quando tinha apenas 14 anos de idade. Durante os quatro anos seguintes, chocou Roma ao tornar o palácio imperial numa espécie de bordel, ao substituir Júpiter por o Deus Sol Invicto como a divindade principal dos romanos, ao casar-se com um homem e com uma virgem vestal (no total, casou-se por cinco vezes) e ao chegar ao ponto de se castrar em público!

Em 222, a Guarda Pretoriana já estava farta de ver Heliogábalo a favorecer os seus amantes e a obrigar o povo a adorar um Deus estrangeiro. Ele foi então convocado por os pretorianos, juntamente com o seu primo Alexandre Severo, a comparecer num acampamento militar.

No acampamento, Alexandre foi declarado imperador enquanto que Heliogábalo, desesperado, tentou escapar. Acabou, pouco tempo depois, por ser encontrado escondido numa arca. Foi imediatamente decapitado, sendo o seu cadáver despido e arrastado pelas ruas de Roma por várias horas, acabando finalmente por ser atirado ao rio Tibre.

Fundador
Administrador

Mensagens : 1615

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum