História Universal
SIGA-NOS NO FACEBOOK

CURTA NOSSA PAGINA
loading...

Geraldo sem Pavor

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Geraldo sem Pavor

Mensagem por Fundador em 18th Maio 2011, 00:17

Conquistador de Évora (século XII).

Cavaleiro ao serviço de D. Afonso Henriques, foi afastado do reino como castigo por actos terríveis que terá praticado. Passou então a liderar um bando de salteadores que, agindo em territórios muçulmanos, lançava o terror nas populações, acabando muitas delas por colaborar com os assaltantes para evitar os seus actos de destruição. Vivia com os companheiros num castelo e utilizava uma táctica muito pessoal, atacando só de noite e de forma inesperada.

Porém, não se conformando com a vida marginal que levava, decidiu levar avante uma empresa que lhe valesse o perdão real. Assim, em 1165 e utilizando o seu processo favorito, tomou o castelo de Évora pela calada da noite, apoderando-se da cidade, que entregou ao monarca português. Como recompensa, D. Afonso Henriques tornou-o alcaide de Évora, que seria então povoada por cristãos.

Ainda nesse ano, ou no início de 1166, o conquistador tomou Cárceres, a que se seguiria Montáchez, Serpa e Juromenha. Em 1167, conquistou Elvas e Monsaraz e, invadindo com as suas forças o atual território espanhol entre o Tejo e o Guadiana, passou a constituir uma poderosa frente do rei português.

Depois de participar nas duas desastrosas tentativas de tomada de Badajoz, já em Juromenha, foi preso e encarcerado em Sevilha, supondo-se que tenha falecido em 1170 ou 1174.

Fundador
Administrador

Mensagens : 1615

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum