História Universal
SIGA-NOS NO FACEBOOK

CURTA NOSSA PAGINA
loading...

Hernán Cortés

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Hernán Cortés

Mensagem por Fundador em 17th Maio 2011, 22:43

Aventureiro espanhol (1485-1547), ficou conhecido como o conquistador do México.

Depois de ter ajudado Diego Velasquez na conquista de Cuba (1511), com a descoberta do México em 1518, foi incumbido de estabelecer uma colónia naquela região. Partindo com 11 barcos e cerca de 700 homens, a 21 de Abril de 1519 desembarcou nas costas do Golfo do México. Ali, para evitar a deserção dos seus homens, ordenou que os barcos fossem queimados e, depois de conseguir o apoio dos totonacs e dos tlaxcalans, marchou sobre o México, subjugando rapidamente todo o país.

O seu nome liga-se à história portuguesa quando, depois da passagem de Fernão de Magalhães pelas Molucas, os espanhóis desembarcaram naquelas ilhas, entrando em contato com o régulo de Tidor, inimigo dos portugueses. Nomeado capitão-geral da Nova Espanha, enviou uma expedição a Tidor, chefiada pelo seu primo Álvaro de Saavedra, conseguindo os castelhanos carregar o seu navio de cravo e levar no regresso alguns prisioneiros portugueses. Embora estes tenham conseguido fugir num pequeno barco, Saavedra voltou às ilhas, mandando executar os fugitivos. Saavedra por sua vez, seria morto pouco depois, quando a sua embarcação foi capturada por Jorge Meneses, capitão da fortaleza de Ternate.

Fundador
Administrador

Mensagens : 1615

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Hernán Cortés

Mensagem por Fundador em 19th Maio 2011, 23:14

Conquista do México

Cortés partiu da Havana no dia 10 de fevereiro de 1519. Quando chegou ao México, Montezuma, imperador dos astecas, acreditou que era o Deus Quetzalcoatl que voltava do exílio para vingar-se. A chegada de Cortés ao México em 1519 coincidiu com a data precisa do calendário maia que indicava a chegada de Quetzalcoatl para reclamar a cidade de Tenochtitlán.

Empenhado em conquistar o Império Asteca, o estremenho queimou as naves para não voltar atrás, e neutralizou a frota enviada contra ele liderada por Pánfilo de Narváez. Auxiliado por sua amante nativa Marina de Viluta, alcunhada La Malinche, fez pactos com os povos inimigos dos Astecas e criou uma rede de alianças que assegurou sua vitória em Otumba e a tomada de Tenochtitlan. O imperador Carlos V, rei da Espanha como Carlos I, o ratificou como capitão-general mas lhe arrebatou o poder político, que coube ao primeiro vice-rei, Antonio de Mendoza.

Cortés entrou em 9 de novembro de 1519 na cidade de Tenochtitlán depois de ter fundado Vera Cruz. Em 1520 aconteceu a chamada Noite Triste (de 30 de junho a 1 de julho de 1520), com a morte de Montezuma, que, segundo Cortés, foi atingido por uma pedra quando tentava acalmar seu povo, acabou morrendo três dias depois em razão do ferimento. Em 1522, Cortés venceu os Astecas e destruiu Tenochtitlan, quando ele foi, ao mesmo tempo, governador e capitão-general. Em 1525, foi executado o último rei asteca, Cuauhtemoc, que era sobrinho de Cuitlahuac, este que era irmão de Montezuma II. Carlos I, porém, não estava satisfeito com ele e o criticou. Em 1527, a Audiência do México assumiu o poder político e em 1535 foi estabelecido um vice-reinado.

Wikipédia

Fundador
Administrador

Mensagens : 1615

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Hernán Cortés

Mensagem por Saibot em 16th Agosto 2011, 01:41

Em 1519, a expedição de Hernán Cortés, reforçada com os índios de Tlaxcala, derrotou os astecas em Tizatlán. No entanto, a capital, Tenochtitlán, não foi tomada. Neste caso, Cortés preferiu o diálogo e os espanhóis foram recebidos amistosamente pelo Imperador Montezuma. Posteriormente, apesar deste recebimento, Cortés capturou o Imperador, ao que converteu num instrumento para a sua conquista. Montezuma morreu durante uma revolta anti-espanhola em Junho de 1520, apedrejado pelo seu próprio povo, mas, de acordo com as crónicas astecas, o Imperador foi assassinado pelos conquistadores. Diante da sublevação indígena, Hernán Cortés decidiu evacuar as suas tropas da capital asteca na famosa Noite Triste. A 14 de Julho, quando as tropas espanholas batiam em retirada de Tenochtitlán, voltaram-se contra os seus perseguidores e derrotaram-nos em Otumba. Os espanhóis mataram o chefe do exército asteca e apropriaram-se do estandarte imperial. O pânico invadiu os astecas, que se puseram em fuga e que acabaram por perder muitos homens. Depois da fuga da cidade de Tenochtitlán, Hernán Cortés refugiou-se em Tlaxcala, onde preparou um plano para conquistar a capital. Para o conseguir, aliou-se aos povos inimigos, disciplinou as tropas e mandou construir bergantins que ficaram nas margens do Lago Texcoco. Depois, mandou cortar a água do aqueduto de Chapultepec e, a 30 de Junho de 1521, atacou Tenochtitlán. Os astecas resistiram até 13 de Agosto. A partir daí, os espanhóis conquistaram facilmente a meseta mexicana, já que estava ocupada por povos que pagavam tributos aos astecas.

Saibot
Membro Regular
Membro Regular

Mensagens : 193

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Hernán Cortés

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum